Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Brasília terá voo direto para o Peru todos os dias da semana 

Ampliação das viagens internacionais começa em março de 2023; medida foi anunciada nesta quarta-feira (9)

Brasília|Jéssica Moura, do R7, em Brasília

Saguão do Aeroporto de Brasília
Saguão do Aeroporto de Brasília Saguão do Aeroporto de Brasília

Os voos diretos entre Brasília e a capital peruana, Lima, serão intensificados no ano que vem. A Latam informou, nesta quarta-feira (9), que vai passar a operar o trecho todos os dias da semana a partir de março de 2023.

A medida é parte de um acordo com o governo do Distrito Federal para retomar a frequência de voos internacionais a patamares do período anterior à pandemia de Covid-19. A ideia é que os trechos favoreçam não só o transporte de passageiros, mas também de cargas e mercadorias.

Machu Picchu, principal destino turístico do Peru
Machu Picchu, principal destino turístico do Peru Machu Picchu, principal destino turístico do Peru

O anúncio ocorreu no Palácio do Buriti, durante evento da agenda oficial do governador Ibaneis Rocha. Na ocasião, ele confirmou a recriação da Secretaria de Relações Internacionais em 2023, que será comandada pelo atual vice-governador, Paco Britto.

"Pretendemos incentivar a parte do transporte de mercadorias no DF", disse o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), em reunião com secretários e representantes do setor produtivo.

Publicidade

"Estaremos gerando riquezas para o DF, podendo competir com todos os hubs existentes. É um momento muito importante de retomada do crescimento", acrescentou o Paco Britto, informando que pretende ampliar os acordos com as companhias aéreas para atrair mais rotas entre Brasília e países estrangeiros.

O governo negocia com a Latam oferecer voos diretos entre Brasília e Santiago, no Chile. O objetivo é que Brasília centralize a distribuição de passageiros para outros destino na América e no Caribe com voos diretos, que não precisem passar por São Paulo.

Para incentivar as empresas a ampliar as rotas, o secretário de Economia, Iatamar Feitosa, disse que o governo prepara um decreto para reduzir a alíquota do ICMS sobre o querosene e incentivar que as companhias aéreas direcionem voos à capital federal. A previsão é de que o tributo sobre o combustível da aviação passe de 7% para 6% do DF.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.