Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Brasília é a segunda capital do país com mais ocorrências da Lei Seca

36 mil infrações foram registradas no DF; motorista pode ser punido com multa de R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir

Brasília|Rafaela Soares, do R7, em Brasília

  • Google News
A Lei Seca foi criada em 2008
A Lei Seca foi criada em 2008

Um levantamento da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) do Ministério dos Transportes mostrou que Brasília é a segunda capital do país que mais registrou ocorrências da Lei Seca desde a sua criação, em 2008, até o dia 19 de junho de 2023. A capital federal está atrás somente de Belo Horizonte (MG). Enquanto a capital mineira registrou 48 mil ocorrências, o DF aparece com 36 mil registros.

O relatório divulgado nesta segunda-feira (25) mostra que Brasília registrou infrações à Lei Seca em 90,2% dos dias nos últimos 15 anos. O veículo com mais infrações registradas também foi flagrado no Distrito Federal. Um automóvel com a placa de Valparaíso de Goiás (GO) acumula nove ocorrências. Apenas oito veículos em todo o país tiveram mais do que seis infrações.


Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram


Para o estudo, a Senatran utilizou dados do Registro Nacional de Infrações de Trânsito (Renainf). Os pesquisadores destacaram, no entanto, que nem todos os órgãos estão integrados ao sistema, por se tratar de um "processo paulatino que envolve integrações tecnológicas, procedimentos administrativos de conformidade e aprimoramentos regulatórios."

DF em 2023

Segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito do DF (Detran-DF), 16.894 ocorrências da Lei Seca foram registradas de janeiro a agosto na capital federal.


De acordo com o órgão, o motorista pode ser punido com uma multa no valor de R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir por um ano. Em caso de reincidência, a multa é dobrada.

A Diretoria de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF explicou que a ingestão de bebidas alcoólicas diminui os reflexos, causando sonolência e podendo ocasionar a perda da consciência ao volante, o que aumenta consideravelmente as chances de acidentes de trânsito.


"O Detran-DF realiza com frequência a Operação Alcoolemia nas vias urbanas do Distrito Federal, principalmente no período noturno/madrugada, em locais estratégicos, retirando das vias os condutores sob efeito do álcool, promovendo a segurança viária", ressaltou o órgão.

Brasil e a Lei Seca

O estudo da Senatran mostrou que Minas Gerais é o estado campeão de multas (187 mil infrações), seguido por São Paulo (162 mil) e Paraná (83 mil).

No período pesquisado, o Renainf catalogou mais de 1 milhão de infrações de condutores que dirigiam sob influência de álcool ou qualquer outra substância psicoativa.

Além disso, o estudo traça um perfil do motorista, além dos horários com mais ocorrências e tipos de veículos. Confira:

- O dia com maior incidência de infrações é domingo, com pico entre 17h e 18h;

- A maioria dos condutores flagrados eram do sexo masculino (mais de 80% dos casos);

- Em 90% dos casos, o condutor tinha mais de 30 anos;

- 90% dos veículos autuados eram particulares;

- 97% dos veículos autuados registraram apenas uma infração.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.