Cacique Raoni diz que vai ‘puxar a orelha de Lula’ por causa da exploração de petróleo na Amazônia
Liderança indígena afirma que já conversou com o presidente sobre o assunto, mas vai cobrá-lo novamente
COP30|Lis Cappi, do R7, enviada especial a Belém
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
Uma das principais lideranças indígenas brasileiras, o cacique Raoni Metuktire se diz preocupado com o desmatamento da Amazônia e com a busca por petróleo na área costeira da Margem Equatorial.
“Vocês estão vendo agora muitos ventos fortes, muitos rios secando por causa do desmatamento. Se continuar nesse ritmo de desmatar e desmatar, muita coisa ruim vai acontecer”, prevê.
A declaração foi concedida a jornalistas nesta quarta-feira (12), em coletiva realizada durante uma “barqueata” ao longo do rio Guamá, em Belém. O protesto com barcos marcou a abertura da Cúpula dos Povos, que ocorre em paralelo à COP30.
Aos 93 anos, o líder da etnia caiapó — que ficou conhecido pela trajetória em defesa da floresta — destaca a Amazônia como o pulmão do mundo: “Em outros países onde fui, não vejo o que tem aqui”.
O cacique também afirma que vai pedir novamente ao presidente Lula para rejeitar a exploração de petróleo na Foz do Amazonas. “Eu já falei com Lula desse assunto e vou continuar cobrando”, declara. “Vou marcar um encontro para falar com ele e, se precisar puxar a orelha, eu farei. Ele tem que respeitar a gente”, acrescenta.
Raoni Metuktire se refere à autorização concedida pelo Ibama à Petrobras, no último dia 21 de outubro, para explorar petróleo na Margem Equatorial. A medida permite perfurações na região que vai do Amapá ao Rio Grande do Norte.
Para Raoni, tanto a exploração de petróleo quanto o desmatamento comprometem as futuras gerações. “Aqui tem floresta, que garante respiração ao mundo inteiro. Não podemos continuar com o desmatamento, nossos netos podem ter problemas muito sérios”, ressalta.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp
