Cadeias do DF têm dobro de presos que comportam
Presos estão distribuídos nas quatro unidades do Complexo da Papuda
Brasília|Fred Leão, do R7

O Distrito Federal tem quase o dobro do número de presos em relação à quantidade de vagas em presídios. São 6.400 vagas ocupadas por 12 mil presos, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública do DF. Os presos estão distribuídos no Complexo Penitenciário da Papuda, que possui quatro pavilhões, sendo um deles o presídio feminino.
Segundo a secretaria, há um projeto de reforma de três penitenciárias da Papuda, o Centro de Progressão Penitenciária, o Centro de Detenção Provisória e a Penitenciária Feminina do Distrito Federal. O projeto prevê um aumento de 1.400 vagas.
Nas cidades do Entorno do DF não há como saber se a situação de lotação também ocorre, pois a Sapejus (Secretaria da Administração Penitenciária e Justiça de Goiás) se negou a informar os números, sob a alegação de que “são informações de sigilo da segurança”. Segundo a secretaria, há três presídios regionais, com construções em andamento, todos de 300 vagas, nas cidades de Novo Gama, Formosa e Águas Lindas.
Nesta terça-feira (19), a Cadeia Pública de Planaltina (GO), no Entorno do DF, foi interditada por superlotação. O local, que pode comportar 146 presos, de acordo com termo de conduta firmado no ano passado, está com 169 detentos.
A Sapejus foi notificada para realizar a transferência de presos que excedem o número estabelecido para a instituição. A Secretaria informou que o Governo do Estado de Goiás está com obra de ampliação da unidade prisional de Planaltina, para 86 vagas – trabalho que teve início em julho e deve ser entregue em oito meses.















