Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília
Publicidade

Caesb testa nesta quarta sistema de alarmes do Rio Descoberto no Distrito Federal; entenda

Medida será adotada para verificar funcionamento de sirenes; próxima etapa terá simulado com moradores

Brasília|Edis Peres Henrique, do R7, em Brasília


Caesb testa sistema de alarme de Barragem do Descoberto
Caesb testa sistema de alarme de Barragem do Descoberto Caesb/Divulgação

A Caesb realiza nesta quarta-feira (17) um teste no sistema de alarme de sirenes que estão às margens do Rio Descoberto, no Distrito Federal. A medida será adotada para verificar a autonomia do sistema e conferir se ele pode ser ouvido nos diversos pontos da chamada Zona de Autossalvamento, que faz parte do perímetro de segurança do reservatório e se estende por cerca de 6km.

O teste está previsto para começar às 14h e deve soar por 30 minutos ininterruptos, com avisos à população de que se trata de uma verificação do sistema. A ação vai permitir que a Caesb monitore as baterias das sirenes e do sistema antes e depois do acionamento e vai contar também com equipes da Defesa Civil e do Batalhão Rural em diversos pontos da Zona de Autossalvamento para verificar a eficácia do alarme.

Caesb testa sistema de alarme de Barragem do Descoberto
Caesb testa sistema de alarme de Barragem do Descoberto Caesb/Divulgação

Ao todo, a região tem sete torres instaladas nas propriedades rurais ribeirinhas do Rio Descoberto e em comunidades próximas, tanto no DF como em Águas Lindas (GO). O teste faz parte do Plano de Ação de Emergência da Barragem do Descoberto para garantir a evacuação segura dos moradores em casos de emergência.

Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp

Publicidade

Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp

Compartilhe esta notícia pelo Telegram

Publicidade

Assine a newsletter R7 em Ponto

O plano é previsto na Política Nacional de Segurança de Barragens e em resolução da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, com investimento no sistema de alerta de R$ 1,8 milhão. O próximo passo, segundo a Caesb, é realizar em outra etapa um simulado com os moradores para treinamento.

Publicidade
O teste está previsto para começar às 14h e deve soar por 30 minutos ininterruptos
O teste está previsto para começar às 14h e deve soar por 30 minutos ininterruptos Divulgação/Caesb

Na avaliação do presidente da Caesb, Luís Antônio Reis, a medida é essencial para a segurança. “Por isso, estamos cumprindo mais uma etapa da Polícia Nacional de Segurança de Barragens, que prioriza a atenção com as pessoas e a preservação das estruturas que poderiam ser afetadas”, afirma.

Sistema de abastecimento

A barragem do Rio Descoberto é responsável pelo abastecimento de 60% da população da capital do país e fica às margens da BR-070. Inaugurada em 1974, a barragem tem capacidade de armazenar cerca de 86 milhões de m³ e faz parta do sistema integrado de abastecimento do DF.

A barragem é responsável por abastecer as cidades de Ceilândia, Taguatinga, Samambaia, Riacho Fundo I e II, Recanto das Emas, Gama, Santa Maria, Núcleo Bandeirante, Candangolândia, Park Way, Águas Claras, Vicente Pires, Pôr do Sol e Sol Nascente.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.