Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Caiado oficializa saída do União Brasil e filiação ao PSD

Em vídeo publicado nas redes sociais nesta terça-feira, governador de Goiás anuncia decisão ao lado de Eduardo Leite e Ratinho Jr.

Brasília|Do R7, em Brasília

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Ronaldo Caiado, governador de Goiás, deixa o União Brasil e se filia ao PSD.
  • A decisão foi anunciada em vídeo ao lado de outros governadores que também buscam o Palácio do Planalto.
  • A mudança é resultado de um desgaste interno no União Brasil, onde Caiado enfrentava dificuldades para se tornar o candidato oficial do partido à presidência.
  • O governador expressou gratidão ao União Brasil, mas afirmou que é hora de buscar novos caminhos para um projeto de mudança no Brasil.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

“O que sair daqui candidato terá o apoio dos demais”, diz Caiado, sobre a corrida ao Planalto Lula Marques/Agência Brasil. - 02.12.2025

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, oficializou na noite desta terça-feira (27) a saída do União Brasil para se filiar ao PSD, legenda presidida por Gilberto Kassab.

O anúncio, feito por meio das redes sociais, coloca Caiado em um novo tabuleiro político, agora ao lado de outros dois nomes que também miram o Palácio do Planalto: o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e o chefe do Executivo do Paraná, Ratinho Jr..


“O que sair daqui candidato terá o apoio dos demais”, disse Caiado, em vídeo no qual aparece ao lado dos dois governadores.

Desembarque

A mudança de legenda é o desfecho de um processo de desgaste interno que ocorre ao menos desde dezembro de 2025. No União Brasil, Caiado enfrentava barreiras para consolidar seu nome como o candidato oficial do partido à Presidência da República. A resistência era maior devido à federação com o PP (Progressistas), que dificultava o consenso em torno do governador goiano.


Leia mais

Na tarde desta terça, Caiado anunciou que já havia comunicado ao União Brasil a intenção de deixar o partido. Segundo ele, a decisão foi informada à cúpula da legenda e passou a ser tratada como irreversível.

“Eu já informei ao presidente do partido, o Rueda, o ACM Neto, que é meu amigo, irmão, e já disse que entendo a dificuldade do partido. Só que, nessa situação, eu já estou buscando também uma alternativa para ter outro partido pelo qual me candidatar”, revelou.


No post publicado nesta noite, o líder de Goiás agradeceu ao partido presidido por Antonio Rueda. “Sou grato ao União Brasil, onde construí uma trajetória de coerência e defesa do país. Mas chegou a hora de dar um passo adiante e hoje, com total desprendimento, nos juntamos para construir um projeto de verdadeira mudança para um novo Brasil”, declarou.

O que diz o União Brasil

Em nota, o União Brasil afirmou que ‘registra com respeito a decisão do governador Ronaldo Caiado de seguir um novo caminho partidário’. E destacou a contribuição do governador para o debate público nacional, a política brasileira e a construção do partido, especialmente ‘no fortalecimento da legenda nos estados e na defesa de uma agenda de responsabilidade institucional’.

Search Box

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.