Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Caloura da UnB denuncia assédio em banheiro da universidade

Caso ocorreu no segundo dia do semestre letivo 100% presencial; Polícia Civil investiga o caso

Brasília|Jéssica Moura, do R7, em Brasília

Imagem de suspeito correndo pelo campus da UnB
Imagem de suspeito correndo pelo campus da UnB Imagem de suspeito correndo pelo campus da UnB

Uma estudante do curso de serviço social da Universidade de Brasília (UnB) denunciou pelas redes sociais ter sido vítima de assédio sexual dentro de um dos banheiros da instituição, na Asa Norte. O caso foi na noite de terça-feira (7), no segundo dia do semestre letivo, retomado no sistema 100% presencial.

Segundo o relato da jovem, pouco antes das aulas do turno da noite, ela usou um dos banheiros da Ala Sul do Instituto Central de Ciências (ICC), principal prédio do campus. "Quando estava dentro do box usando o sanitário vi que alguém estava me filmando e tirando fotos num momento de privacidade pela parte superior", escreveu.

Assustada, ela diz que gritou e, com isso, o homem que a importunava correu. A estudante afirma que procurou a segurança da universidade, mas que, naquele momento, não foi acolhida. "Mais um (caso). Bem-vinda à UnB", teria respondido o funcionário. Um professor teria ajudado a aluna a denunciar o caso à UnB. "Sozinha eu não fui levada a sério. Que situação horrorosa e humilhante."

A estudante cobrou mais segurança para as discentes e trabalhadoras do campus no período noturno. O Centro Acadêmico de Serviço Social (Caseso) também pediu reforço na segurança. "Até quando não teremos o direito de ir ao banheiro?", disse Adriane Oliveira, do Caseso. "Não podemos normalizar assédio na Universidade, não podemos continuar sendo assediadas e estupradas em um ambiente que deveria ser seguro."

Publicidade

O centro acadêmico divulgou imagens que mostram o possível suspeito correndo pelos corredores da UnB, captadas pela segurança. A partir disso, relatos de situações foram publicados nas redes sociais. Outros estudantes disseram que desde 2017 são constrangidos nos banheiros.

Depois do relato, a estudante afirmou que a universidade tem prestado apoio psicológico e criminal.

Publicidade

Polícia Civil

A 2ª Delegacia de Polícia (Asa Norte) registrou o caso como importunação sexual. O depoimento da vítima ainda será colhido formalmente. A PCDF diz que não concluiu a investigação, por isso, a identidade do autor não está confirmada. O delegado João Guilherme Medeiros fez um apelo para que vítimas de casos semelhantes registrem o boletim de ocorrência.

UnB

Por meio de nota, a UnB informou que as imagens das câmeras de segurança do ICC foram entregues à Polícia Civil. "A UnB repudia qualquer tipo de violência e reitera seu compromisso com a defesa dos direitos humanos. A Diretoria de Atenção à Saúde da Comunidade Universitária (DASU) está em contato com a estudante para o acolhimento necessário", diz o texto.

Segundo a instituição, o campus tem 550 câmeras espalhadas pelos prédios e o montante deve ser ampliado neste semestre. Além disso, a equipe de segurança passou por treinamento para "garantir acolhimento efetivo às vítimas" de assédio.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.