Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília
Publicidade

Câmara de Mulheres Empreendedoras da Fecomércio do DF debate capacitação feminina

Iniciativa quer realizar no segundo semestre Seminário de Mulheres na Inovação e TI; grupo destaca importância da autonomia financeira

Brasília|Do R7, em Brasília

Câmara de Mulheres Empreendedoras da Fecomércio
Reunião entre Câmara de Mulheres e Paula Belmonte (Divulgação/Fecomércio-DF)

A Câmara de Mulheres Empreendedoras da Fecomércio do Distrito Federal se reuniu com a deputada distrital Paula Belmonte (Cidadania) nesta semana debater sobre qualificação profissional feminina e capacitação das empreendedoras.

O grupo articula diversas ações na capital do país que valorizam o trabalho feminino e garantem autonomia às mulheres. Na avaliação da coordenadora-líder da Câmara, de Beatriz Guimarães, “a mulher só consegue realizar os seus sonhos e fazer escolhas se ela tiver liberdade econômica”.

Veja Mais

No segundo semestre deste ano, por exemplo, o grupo pretende realizar o 2º Women Develop Summit, um evento que apresenta cases de sucesso e painéis temáticos voltados ao empreendedorismo feminino.

Também no segundo semestre deste ano, é esperado a realização do Seminário Mulheres na Inovação e TI. A Câmara, além disso, articula a criação do dia da autoestima da mulher, uma iniciativa da CMEC Nacional.

Publicidade

Segundo dados da Fecomércio, 43% dos lares são dirigidos por mulheres e a cada 100 empresas que abrem, 32 são de empreendedoras.

Presença feminina

O Mapa do Comércio do DF indica, além disso, que cerca de 70% das 15 mil empresas varejistas de vestuário têm mulheres como sócias no DF. Esse é o segundo segmento com maior presença feminina, atrás apenas dos salões de beleza.

Publicidade

“A Câmara de Empreendedorismo foi lançada em maio de 2019 e é uma das precursoras no sistema Fecomércio do Brasil inteiro em discussão de pautas do empreendedorismo feminino. A Câmara é composta por conselheira da sociedade civil e conselheiras sindicais”, disse Beatriz.

A Câmara também criou um fórum de encontro para mulheres empreendedoras. A iniciativa visa garantir uma rede de relacionamento entre as empresárias. “O espaço conta com trocas de experiências e é um aprazer porque nós temos várias empresárias no DF já com maturidade para serem modelos para as que estão começando, de modo a facilitar esse caminho”, explica Beatriz.

Publicidade

Uma das grandes conquistas, na avaliação da Beatriz, foi a criação da Frente Parlamentar de Empreendedorismo Feminino, liderada pela deputada Paula Belmonte. Na reunião, Paula destacou a importância de fortalecer o empreendedorismo feminino e permitir que a mulher tenha oportunidade para alcançar a independência financeira.

Sobre o Fórum, Paula disse que ele está aberto “a todas as sugestões e propostas que contribuam para gerar emprego e renda, seja para homens ou mulheres”.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.