Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Câmara faz sessão em homenagem aos 47 anos da Igreja Universal

Igreja está presente em quase 150 países e ajudou mais de 6 milhões de pessoas apenas em 2024

Brasília|Bruna Lima e Beatriz Oliveira*, do R7, em Brasília


Câmara realizou sessão em homenagem à Universal nesta terça-feira
Câmara realizou sessão em homenagem à Universal nesta terça-feira Mario Agra/Câmara dos Deputados - 9.7.2024

A Câmara dos Deputados homenageou a Igreja Universal do Reino de Deus e o Templo de Salomão em sessão solene nesta terça-feira (9). A cerimônia, realizada no plenário, foi solicitada por parlamentares do Republicanos de São Paulo e da Bahia. Nesta terça, a igreja completa 47 anos de fundação. A Universal está presente em quase 150 países, incluindo Brasil, Estados Unidos e Coreia do Sul.

Ficou a cargo do deputado Márcio Marinho (Republicanos-BA) conduzir a sessão solene. “É um dia para comemorar o trabalho que a Igreja Universal do Reino de Deus faz durante esses 47 anos de atendimento espiritual a pessoas que têm vários problemas como depressão, tristeza, desejo de suicídio, de baixa autoestima. O trabalho da igreja vem para dar suporte a essas pessoas.”

Ele também ressaltou os trabalhos sociais da igreja, citando inclusive a atuação às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. “Esse é o trabalho que a Igreja Universal faz, motivo de imensa alegria para estarmos na Câmara dos Deputados comemorando.”

Para a deputada Rogéria Santos (Republicanos-BA), é fundamental ter um momento na casa legislativa para reconhecer a “representatividade da instituição no desenvolvimento da espiritualidade do povo brasileiro e do mundo”.


“Quando homenageamos essas instituições, a gente está dizendo o quanto cada uma delas trabalha incessantemente para transformar a vida de pessoas que tanto sofrem, e ali elas encontram alento, elas encontram cuidado, elas encontram vida e começam o marco zero de uma nova vida”, afirma Rogéria.

A deputada Maria Rosas (Republicanos-SP), que frequenta a Universal há 44 anos, conta que ia aos encontros no interior quando a igreja tinha apenas 50 bancos. Ela relembrou a emoção que sentiu ao entrar no Templo de Salomão pela primeira vez.


“Essa sessão solene só mostra o quanto a Igreja Universal tem feito a representatividade na área social, na reconstrução, na mudança de vida dessas pessoas. Estar aqui é mostrar para o Brasil a importância que nós temos na Igreja Universal para com a sociedade. Isso não tem preço”, diz Maria.

História da Universal

Em 2024, os programas sociais que a instituição oferece beneficiaram 6.507.967 pessoas. Com 619.361 voluntários, a igreja auxilia pessoas em situação vulnerável. Durante a tragédia climática no Rio Grande do Sul no primeiro semestre, a Universal enviou à população gaúcha alimentos e kits com itens de higiene, roupas, sapatos, cobertores e outras doações.


O desejo de ajudar o próximo começou em 1977, quando o então pastor Edir Macedo abdicou do cargo de tesoureiro na Loteria do Estado do Rio de Janeiro e começou a pregar passagens bíblicas em uma praça pública no Méier (RJ). Algumas pessoas que paravam para escutá-lo se tornaram os primeiros membros da igreja. Depois, os fiéis se juntaram e participaram da primeira reunião oficial da Universal, que ocorreu em uma antiga funerária, localizada no Rio de Janeiro.

Após 33 anos, foi construída uma réplica do Templo de Salomão, localizada no Brás, em São Paulo, que se tornou um símbolo da fé pregada pela igreja e um ponto turístico na cidade.

*Sob supervisão de Augusto Fernandes

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.