Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Camelo, busão, balão, breja, se pá. Conheça as gírias dos brasilienses

A reportagem da TV Record foi às ruas para tentar descobrir as gírias que surgiram na cidade

Brasília|Do R7

Das gírias de Brasília, o camelo, apelido carinhoso para bicicleta, é a mais conhecida por ter aparecido em música da Legião Urbana
Das gírias de Brasília, o camelo, apelido carinhoso para bicicleta, é a mais conhecida por ter aparecido em música da Legião Urbana Das gírias de Brasília, o camelo, apelido carinhoso para bicicleta, é a mais conhecida por ter aparecido em música da Legião Urbana

A reportagem da TV Record Brasília foi às ruas para tentar descobrir as gírias que surgiram na cidade. Quem mora ou nasceu em Brasília sabe que a mais conhecida foi parar na música “Eduardo e Mônica”, da banda Legião Urbana: o camelo, apelido carinhoso para bicicleta.

Outras expressões muito ouvidas em Brasília são: baú ou busão (ônibus), balão (rotatória), breja (cerveja), se play (coisa boa), se pá (talvez), tô gudi (estou tranquilo), serião (algo importante), tô de brinks (estou de brincadeira), véi, chega aí, caô e zoar. Contudo, para a professora da UnB, Stella Maris Bortoni, essas expressões não surgiram na cidade.

— O fato de os brasilienses terem grande mobilidade espacial, quer dizer, viajarem bastante, faz com que os que são daqui incorporem ao seu repertório certas expressões típicas que estão na moda entre os grupos de jovens de outras cidades brasileiras.

Leia mais notícias no R7 DF

Publicidade

Brasiliense bate recorde com 496 palavras tatuadas no corpo

Já o sotaque, ao contrário das outras regiões do país, parece que não “pegou” na cidade. Para a nutricionista brasiliense, Gisele Gomes, de 26 anos, quem nasce e vive em Brasília não varia o tom de voz quando fala. Segundo ela, não há nada “puxando o x”, como o carioca, ou o R do mineiro.

— Aqui é variado, cada pessoa com suas influências e eu acho isso normal. É uma cidade relativamente nova, com pessoas de todas as regiões, acho que era esperado que fosse assim. Eu gosto, me identifico com isso.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.