Campanha “Setembro da Paz” vai promover ações contra violência e em defesa da vida
Lei que cria o novo evento foi publicada no Diário Oficial desta quarta-feira; ações serão representadas com laço da cor branca
Brasília|Rafaela Soares, do R7, em Brasília
O governo federal publicou, no Diário Oficial desta quarta-feira (8), a lei que cria a campanha “Setembro da Paz”, visando promover ações voltadas à conscientização e à sensibilização da sociedade quanto à promoção da paz, ao combate à violência e à defesa da vida. A nova lei prevê a realização de palestras, seminários e o compartilhamento de orientações sobre o tema para todos os segmentos da sociedade. O encerramento da campanha ocorrerá no último domingo do mês, com a Caminhada Anual pela Paz.
Veja mais
O evento passará a integrar o calendário oficial do país e terá como símbolo um laço branco. O texto torna facultativa a utilização do símbolo para decoração de espaços públicos de todas as esferas de poder, inclusive iluminação, especialmente em locais com grande fluxo de pessoas.
Criminalidade
De acordo com dados do Ministério da Justiça, o Brasil registrou uma média de 97 vítimas de homicídio doloso entre janeiro e novembro do ano passado. Ao todo, foram 32.451 pessoas assassinadas, o que representa uma redução de 5,5% em relação ao mesmo período de 2023. As ocorrências de tentativa de homicídio alcançaram uma média de 108 vítimas por dia, totalizando 36.310 casos no mesmo período. Os números mostram um aumento de 5,52% em relação ao ano anterior.
No mesmo período, foram identificadas 1.277 vítimas de feminicídio em todo o país, uma média de quatro ocorrências por dia. Os índices representam uma diminuição de 3,11% em comparação com o mesmo período de 2023.
Já as ocorrências de estupro atingiram uma média de 219 vítimas por dia, ou seja, 73.272 casos até novembro do ano passado. Ainda assim, os resultados também mostram uma diminuição em comparação ao ano anterior.