Capes cria grupo para promover as mulheres na pós-graduação
Grupo de trabalho focado no desenvolvimento feminino é criado na data em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher
Brasília|Hellen Leite, do R7, em Brasília
Na tentativa de diminuir os abismos entre homens e mulheres na ciência, a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) criou um grupo de trabalho que vai debater soluções para a igualdade de gênero no meio acadêmico. A portaria com os detalhes sobre a ação foi publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira (8), data em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher.
De acordo com a coordenação, a criação do grupo de trabalho considera a necessidade promover a participação de mulheres na pós-graduação e ampliar a presença feminina em cargos de liderança nas funções públicas e privadas ligados à educação Brasileira.
Leia também: Sete fatos sobre a história dos direitos das mulheres no Brasil
O grupo deve mapear a representatividade feminina nos postos de comando no Sistema da Pós-Graduação, realizar estudos para atualizar ações sugeridas pelo Grupo de Trabalho Equidade de Gênero e fornecer subsídios para ações estratégicas da Capes para a promoção da representação feminina.
A equipe também será responsável por sugerir iniciativas que possibilitem o crescimento das mulheres em posições de liderança e promover a abertura de diálogo com a comunidade acadêmica sobre o tema da representação de gênero.
Dados divulgados pela Academia Brasileira de Ciências mostram que as mulheres ocupam apenas 31% do mercado de trabalho na área e 33% das vagas de ensino superior voltado a atividades como Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática.