Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Casas correm risco de desabar no DF, e moradores culpam construção de prédio ao lado; veja vídeos

Um dos imóveis apresenta rachaduras na parede e um buraco no piso externo; moradores aguardam o laudo técnico da Defesa Civil

Brasília|Do R7, em Brasília

Casa tem rachaduras na parede e um buraco no piso
Casa tem rachaduras na parede e um buraco no piso

Com rachaduras na parede e um buraco no piso da área externa, uma casa corre o risco de desabar em Vicente Pires, região administrativa do Distrito Federal. O motivo é a construção de um prédio ao lado, segundo moradores. A moradora do imóvel, uma idosa que recebeu orientações do Corpo de Bombeiros, aguarda o laudo técnico da Defesa Civil do DF para saber se precisa sair da residência, situação que se estende para quem mora em outras duas casas próximas.

De acordo com a moradora, Delna, o buraco na área externa foi verificado neste sábado (13). "Por volta de 23h30, ontem [sexta-feira (12)], minha fillha e eu escutamos um barulho, mas foi pequeno. Quando foi hoje de manhã cedo [sábado], por volta de 9h, 10h, eu abri a porta, porque eu queria colocar umas roupas aqui, quando eu vi [o buraco], eu falei 'O que é isso?'", disse à Record TV a moradora, que ficou assustada (veja no vídeo abaixo).

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram


A moradora afirmou que não sabe quem é o responsável pela obra. "Por ser sábado, está tudo fechado. Não sei quem é o engenheiro, não sei nem que é o encarregado. A única pessoa que eu conversei aqui, há uns quatro meses, foi com um pessoal que estava derrubando as paredes", disse.

Leia também

Outro imóvel

Em uma segunda casa, também vizinha à obra onde está sendo realizada a construção do prédio, o muro está escorado com pedaços de madeira, além de haver rachaduras pelo chão.


À Record TV, o administrador regional de Vicente Pires, Gilvando Galdino, afirmou (veja no vídeo abaixo) que "está sendo feita uma escavação muito profunda, automaticamente, para fazer o subsolo".

Quem resolve fazer uma construção%2C assume o risco. Neste caso aqui%2C o engenheiro responsável [pela obra] assumiu o risco dando o comando para que a obra seja feita nessa característica. Não houve a preocupação de resguardar o patrimônio alheio.

(Gilvando Galdino, administrador regional de Vicente Pires)

Providências

Pelo menos três imóveis estão comprometidos, com risco, segundo Gilvando Galdino. "Se houver necessidade, todos [os moradores] serão deslocados para um hotel, para algum lugar, para que possam ser acomodados devidamente, até que a Defesa Civil possa emitir um laudo técnico do risco ou do tamanho do risco que eles estão sofrendo".

"A providência agora é da Defesa Civil. Resguardar primeiro a vida e, depois, o patrimônio. Vai ser feito um parecer técnico, e [a Secretaria] DF Legal tomará as providências cabíveis com relação à construção irregular", afirmou Galdino.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.