Brasília Casos e mortes por dengue caem em 2021, e Saúde lança campanha
 

Casos e mortes por dengue caem em 2021, e Saúde lança campanha
 

Apesar do cenário positivo, alguns estados registraram aumento nos casos; Ministério da Saúde lançou ação nesta terça (30)

  • Brasília | Priscila Mendes, do R7, em Brasília

Nova campanha de combate ao mosquito  'Aedes aegypti' vai focar as ações individuais

Nova campanha de combate ao mosquito 'Aedes aegypti' vai focar as ações individuais

Portal Correio

O Brasil registrou queda no número de casos de dengue e de óbitos pela doença em 2021, de acordo com os dados do Ministério da Saúde. Apesar da melhora no cenário nacional, alguns estados ainda apresentam alta. Por isso a pasta lançou uma campanha de combate ao mosquito Aedes aegypti nesta terça-feira (30). 

A divulgação das peças publicitárias, com foco nas ações individuais que devem ser adotadas por todos no dia a dia, vai durar cerca de 30 dias. "A maior carga de doenças transmissíveis, em geral, cai no setor de saúde, mas a solução delas não está unicamente nesse setor. Por isso combater o mosquito precisa ser uma rotina nossa para que a gente consiga diminuir a carga dessas doenças na nossa população", destacou o coordenador-geral de Vigilância das Arboviroses do MS, Cássio Peterka.

Segundo os dados divulgados, houve queda de 46,6% no número de casos de dengue neste ano e de 62% nos óbitos em comparação com o ano passado. O que chama atenção são os casos de chikungunya, que chegaram a 90.147, embora tenha ocorrido redução de 64% nos óbitos pela doença. Não foram registradas mortes neste ano apenas no caso da zika, em que houve queda de 17,6% no número total de casos. 

“O Brasil tem diminuído as arboviroses [dengue, chikungunya e zika], mas alguns estados têm chamado a nossa preocupação. É por isso que precisamos permanecer atentos e vigilantes”, destacou o secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros.

Últimas