Ciclovia que liga Núcleo Bandeirante à Candangolândia tem iluminação com LED
A ciclovia foi inaugurada neste sábado (5), tem 3,3 km de extensão e conta com segurança de guard rails em todo o percurso
Brasília|Do R7, em Brasília
O Governo do Distrito Federal (GDF) entregou uma nova ciclovia neste sábado (5). O trecho liga o Núcleo Bandeirante à Candangolândia, tem 3,3 km de extensão e conta com segurança de guard rails e iluminação com LED em todo o percurso. Ao todo, foram investidos R$ 1,3 milhão na obra. O governador do DF, Ibaneis Rocha, afirmou que a construção tem um papel importante de integração entre as duas regiões.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
A ciclovia está às margens da Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB) e substituiu a antiga calçada da região. Alambrados foram instalados em regiões com risco de queda e nas extremidades da ponte sobre o córrego da cidade e na entrada e saída do Viaduto da Candangolândia. A nova pista também recebeu melhorias na iluminação.
Investimento em ciclomobilidade
Segundo o GDF, a Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal (Semob) contabilizou em Brasília 664,77 km de pistas exclusivas para bicicletas ou de uso compartilhado. De maio a julho deste ano, as ciclovias do DF cresceram 28 quilômetros. De acordo com a Agência Brasília, desde 2019, o investimento em ciclomobilidade do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e da Secretaria de Mobilidade do DF já ultrapassou R$ 27 milhões.
Entre as regiões do DF com mais pistas para os ciclistas, estão Plano Piloto, com 138,08 quilômetros; Lago Sul (58,23 km); Park Way (50,68 km); Lago Norte (33,88 km); Ceilândia (33,62 km); Santa Maria (33,14 km) e Gama (35,87 km).
Atualmente, São Paulo é o estado brasileiro com o maior número de ciclovias, com 722,1 quilômetros de malha cicloviária permanente.