Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Grupo que ameaçava e aplicava golpes em comerciantes são presos

Os crimes aconteciam em todo o Brasil e ação foi realizada em colaboração com a Polícia Civil do Rio de Janeiro

Cidade Alerta DF|Do R7

  • Google News

Nesta quarta-feira (31), a Polícia Civil deflagrou operação para desarticular associação criminosa que realizava extorsões contra comerciantes. Os crimes aconteciam em todo o Brasil e ação foi realizada em colaboração com a Polícia Civil do Rio de Janeiro. As investigações começaram em abril após denúncia de golpe em agência dos Correios, em Taguatinga. Suspeitos haviam simulado um roubo por telefone, ameaçando as vítimas com a possibilidade de um ataque, caso não realizassem transferências bancárias. Durante a ligação, os autores afirmaram estar armados do lado de fora do comércio e pressionaram uma funcionária a transferir dinheiro para suas contas.

Os integrantes do grupo ligavam para estabelecimentos comerciais em todo o país, simulando que estavam armados em frente ao local e exigindo transferências. Para dar credibilidade ao golpe, eles utilizavam nomes de facções e pesquisavam as fachadas dos comércios na internet. Também foram identificadas as pessoas que abriam contas bancárias em nome de laranjas para que os depósitos fossem direcionados aos golpistas. Três integrantes da associação criminosa foram identificados e tiveram suas prisões preventivas decretadas.

Eles responderão pelos crimes de extorsão, lavagem de dinheiro e associação criminosa, com penas que podem ultrapassar 28 anos de prisão. As prisões preventivas estão sendo realizadas em conjunto com o sequestro de valores e com a execução de quatro mandados de busca e apreensão na região de Cabo Frio (RJ). A operação visa ainda desmantelar a estrutura do grupo criminoso, que causava prejuízos a comerciantes em diversas partes do Brasil.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.