Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Violência contra crianças e adolescentes cresce no DF e chega a 3.560 casos em 2025

Autoridades reforçam importância da denúncia para interromper ciclo de violência

Cidade Alerta DF|Do R7

  • Google News

A violência contra crianças e adolescentes no Distrito Federal segue em alta e preocupa autoridades. Até novembro deste ano, mais de 3.560 casos foram registrados, segundo dados oficiais. A maioria das ocorrências acontece dentro de casa, justamente onde deveria haver proteção.

Especialistas alertam que mudanças bruscas de comportamento, isolamento e medo excessivo podem ser sinais de violência. Os números reforçam o alerta: apenas entre janeiro e novembro, as denúncias feitas à Polícia Civil pelo 197 aumentaram mais de 26%, reflexo tanto da gravidade dos casos quanto do aumento da conscientização da população.

Para fortalecer a proteção às vítimas, a Lei Henry Borel permite respostas mais rápidas das autoridades, com medidas protetivas de urgência, ampliação de penas e obrigação de denúncia diante de qualquer suspeita. O atendimento é integrado entre conselhos tutelares, forças de segurança, Ministério Público e serviços sociais, com foco em interromper o ciclo de violência.

As denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo Disque 100, pelo Disque 125 da Secretaria de Justiça do DF ou, em casos de flagrante, pelo 197 da Polícia Civil.

O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.