Violência contra crianças e adolescentes cresce no DF e chega a 3.560 casos em 2025
Autoridades reforçam importância da denúncia para interromper ciclo de violência
Cidade Alerta DF|Do R7
A violência contra crianças e adolescentes no Distrito Federal segue em alta e preocupa autoridades. Até novembro deste ano, mais de 3.560 casos foram registrados, segundo dados oficiais. A maioria das ocorrências acontece dentro de casa, justamente onde deveria haver proteção.
Especialistas alertam que mudanças bruscas de comportamento, isolamento e medo excessivo podem ser sinais de violência. Os números reforçam o alerta: apenas entre janeiro e novembro, as denúncias feitas à Polícia Civil pelo 197 aumentaram mais de 26%, reflexo tanto da gravidade dos casos quanto do aumento da conscientização da população.
Para fortalecer a proteção às vítimas, a Lei Henry Borel permite respostas mais rápidas das autoridades, com medidas protetivas de urgência, ampliação de penas e obrigação de denúncia diante de qualquer suspeita. O atendimento é integrado entre conselhos tutelares, forças de segurança, Ministério Público e serviços sociais, com foco em interromper o ciclo de violência.
As denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo Disque 100, pelo Disque 125 da Secretaria de Justiça do DF ou, em casos de flagrante, pelo 197 da Polícia Civil.
O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!
Últimas

Homem é preso no DF após confessar feminicídio em Águas Lindas de Goiás
A prisão foi feita por policiais militares do DF, que localizaram o suspeito na QS 8, no Areal, horas depois do crime

Motociclista é atropelado em Sobradinho (DF) e motorista foge sem prestar socorro
Familiares levantam a suspeita de que o atropelamento tenha sido intencional, após uma discussão no trânsito

Família de motociclista atropelado em Sobradinho (DF) suspeita de atropelamento intencional
A vítima precisou passar por uma cirurgia na clavícula e se recupera em casa

Sobrevivente da chacina no Sol Nascente (DF) deve depor e ajudar a esclarecer triplo homicídio
A principal linha de investigação aponta para acerto de contas ligado ao tráfico de drogas

Órgãos avaliam riscos e adotam medidas após cratera se abrir em Ceilândia (DF)
A área foi isolada para reparos realizados pela Caesb e Neonergia devido ao risco que o buraco representa para estruturas

Criminosos se passam por delegados e cobram vítimas para ‘arquivar’ investigações no DF
Operação investiga golpe que enganou pelo menos quatro vítimas no DF e gerou prejuízo de R$ 27 mil

Dois homens seriam alvos de ataque a tiros que deixou três mortos no Sol Nascente (DF)
Os alvos do atirador seriam os dois homens, de 44 e 17 anos, ambos com passagens criminais

Homem encontrado carbonizado no DF relatava ameaças antes de ser morto, aponta investigação
Polícia Civil identificou a vítima como Thiago Bezerra de Araújo, de 37 anos, mecânico, DJ e tatuador

Polícia investiga chacina no Sol Nascente (DF) e apura acerto de contas ou vingança
As principais linhas de investigação apontam para um possível acerto de contas ou uma vingança ligada a um homicídio

Segurança Pública discute papel da mídia na cobertura de casos de feminicídio no DF
A reunião reforçou a importância da adoção de boas práticas jornalísticas na cobertura desses casos

‘Faz parte da família’, diz tutora após conseguir na Justiça a guarda de papagaio no DF
A decisão foi comemorada pela família com uma pequena festa, com bolo e balões

DF se destaca pela celeridade no julgamento de casos de feminicídio, com média de 177 dias
Dados do Conselho Nacional de Justiça mostram que o DF é o segundo mais rápido do país nesses julgamentos

Rede de creches do DF é alvo de investigação por maus-tratos e condições precárias
Mães relatam fome, falta de higiene e funcionamento irregular; unidade em Arniqueiras foi interditada

Furtos de celulares caem no Plano Piloto, mas crime ainda preocupa moradores
Dados indicam queda de 5% nos furtos, mas cuidados devem ser redobrados na região



