Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Cine Brasília exibe documentário sobre cineasta Vladimir Carvalho

Filme celebra o aniversário de 88 anos do diretor; exibição é gratuita e vai ocorrer nesta terça-feira (31)

Brasília|Karla Beatryz*, do R7, em Brasília

Exibição de filme no Cine Brasília
Exibição de filme no Cine Brasília

Em comemoração ao aniversário de 88 anos do cineasta Vladimir Carvalho, o Cine Brasília exibirá o documentário Cinema Segundo Vladimir Carvalho nesta terça-feira (31) às 18h, gratuitamente. O artista soma 16 obras no currículo, como Rock Brasília – Era de Ouro (2011), Cícero Dia – O Compadre de Picasso (2026) e Conterrâneos Velhos de Guerra (1992). 

Cartaz do documentário O Cinema Segundo Vladimir Carvalho
Cartaz do documentário O Cinema Segundo Vladimir Carvalho

O projeto é uma produção da TV Senado, dirigido por Maria Maia, com participação de Gilberto Gil e dos cineastas Orlando Senna, Dácia Ibiapina, Sérgio Moriconi e Walter Carvalho – irmão do homenageado. O título do documentário é um trocadinho com uma das principais obras do cineasta, O Evangelho Segundo Teotônio (1984).

A diretora Maria Maia explica que o filme resgata a importância dele como um dos maiores cineastas documentarista vivo, reunindo suas experiências de vida com a obra. "Radical como documentarista em revelar esse Brasil cheio de contradições, que nos alegra, mas também nos faz chorar, um Brasil que é ao mesmo tempo um misto de arcaico com o futuro, que é muito o cinema de Vladimir", conta. Após a exibição do documentário, Maria fará um bate-papo com o Carvalho e o púbico.

Quem é Vladimir Carvalho?

Nascido na cidade de Itabaiana, na Paraíba, Vladimir Carvalho foi influenciado pelo pai, Luiz Martins, a apreciar cultura, cinema e artes em geral. A primeira experiência cinematográfica foi como corroteirista e assistente de direção de Linduarte Noronha, no curta Aruanda (1960). Em sequência, ele dirigiu A Bolandeira, em 1967.


Em Brasília, o primeiro trabalho foi o documentário Vestibular 70, obra que mostra a rotina dos estudantes durante as provas para ingressas na Universidade de Brasília. Além de Carvalho, o curta também foi dirigido por Fernando Duarte.

Outras obras consideradas clássicas do gênero do cinema verdade são O Homem de Areia (1982), Conterrâneos Velhos de Guerra (2001), Barra 68 (200), e O País de São Saruê (1971), que foi proibido de ser exibido na edição daquele ano no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.


Exibição de O Cinema Segundo Vladimir Carvalho

Onde: Cine Brasília

Quando: 31 de janeiro


Horário: às 18h30

Valor: entrada gratuita

*Estagiária sob supervisão de Fausto Carneiro.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.