Cinquenta objetos são esquecidos por dia nas estações do metrô no DF. Tem até sofá e dentaduras
Os itens guardados pela administração ficam armazenados por seis meses à espera dos donos
Brasília|Fred Leão, do R7

Os esquecidos estão à solta no metrô do Distrito Federal. E se engana quem pensa que, nas estações, são deixados objetos corriqueiros como roupas e chaves, por exemplo. No depósito do Posto de Achados e Perdidos, há dentaduras, serrote, bicicletas e até um sofá. Segundo a administração do Metrô-DF, cerca de 50 objetos são deixados por dia nas 24 estações em funcionamento do metrô.
Um objeto esquecido em uma estação, ao ser encontrado por um funcionário, é levado para o depósito dos achados e perdidos, que fica na Estação Galeria dos Estados, na região central de Brasília. Lá, eles são catalogados e ficam por seis meses há espera de seus donos. Se ninguém aparecer para buscar, os itens são doados pela administração do Metrô. Em caso de documentos, eles ficam armazenados por apenas 30 dias e, após este prazo, são enviados aos Correios.
No depósito, os objetos mais comuns são guardas-chuvas, roupas e chaves. Segundo a administração, entre o item mais inusitado esquecido por um passageiro foi um vibrador. O objeto foi descartado.
Conheça a campeã do Miss DF 2013 e veja fotos de todas as candidatas
Segundo a supervisora operacional do Metrô-DF, Maria de Lourdes Galvão, responsável pelo armazenamento dos objetos esquecidos, por não poderem ser doados, alguns itens ainda estão à espera dos donos. É o caso de dois álbuns de fotos, um de formatura e outro de um bebê.
— Vamos deixando essas coisas guardadas, pois elas têm valor sentimental e pode ser que os donos apareçam um dia. Quando há informações sobre o dono dos itens esquecidos, como em livros, que têm o nome do proprietário, a administração do metrô faz uma busca para tentar devolvê-los.
Pelas prateleiras do depósito do posto, outros objetos chamam a atenção como calçados novos, uma tesoura de jardinagem e vários pés (e não pares) de calçados, que foram recolhidos e guardados.
Para resgatar qualquer objeto esquecido no metrô, o passageiro precisa apenas procurar o depósito do Posto de Achados e Perdidos na Estação Galeria dos Estados.













