Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

CitrusBR: Retirada de tarifa de 40% dos EUA a subprodutos da laranja traz alívio ao setor

Setor cita “alívio imediato” após decisão dos EUA de suspender tarifa extra de 40% sobre derivados da laranja

Brasília|Do Estadão Conteúdo

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • A CitrusBR celebra a retirada da tarifa de 40% dos EUA sobre subprodutos da laranja.
  • Óleo essencial de laranja e polpa de laranja voltam a ser isentos dessa tarifa.
  • Produtos não listados continuam sujeitos à tarifa elevada, incluindo d-limoneno.
  • A decisão ocorre após isenção de tarifas de 10% para suco de laranja brasileiro.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

CitrusBR comemora fim do tarifaço

A Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos (CitrusBR) comemorou a retirada da tarifa de 40% cobrada pelos Estados Unidos a subprodutos da laranja. Para a entidade, a medida anunciada nesta quinta-feira, 20, pelo presidente americano, Donald Trump, traz alívio ao setor.

Com a medida, informou a CitrusBR, voltam a ser isentos da tarifa de 40% o óleo essencial de laranja, subprodutos terpênicos e polpa de laranja. Os produtos, porém, continuam sujeitos à tarifa de 10% imposta em abril.


“Seguem sujeitos à tarifa de 40% os produtos não listados entre as exceções, como os códigos 3301.90.20 e 3301.90.30, comumente utilizados para o d-limoneno e outras frações não específicas de óleos essenciais”, informou a CitrusBR.

Leia mais


A decisão ocorre menos de uma semana após a isenção de tarifas recíprocas de 10% contra uma série de produtos agrícolas. Na ocasião, foram incluídos integralmente os códigos tarifários do suco de laranja brasileiro, tanto concentrado (FCOJ) quanto não concentrado (NFC).

Com isso, o produto passou a não estar sujeito à tarifa adicional de 10% imposta no início do ano como retaliação comercial. A isenção também passou a valer para embarques realizados a partir de 13 de novembro.


Segundo a CitrusBR, a tarifa-base histórica de US$ 415 por tonelada de FCOJ, no entanto, segue em vigor, uma vez que não está relacionada às medidas emergenciais recentes.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.