Com segundo dia seguido de recorde de calor, Distrito Federal chega a 36,9ºC
DF passa pela maior estiagem da história, com 165 dias sem chuva
Brasília|Giovanna Inoue, do R7, em Brasília
O Distrito Federal bateu, pelo segundo dia consecutivo, o recorde de dia mais quente do ano nesta sexta-feira (4). A estação do Gama registrou 36,9ºC às 16h, 0,01ºC a mais que a máxima de quinta-feira (3), na estação de Águas Emendadas, em Planaltina.
No mesmo horário, a estação do Paranoá registrou 36ºC, seguida por Brasília que teve 36,1ºC, e Águas Emendadas, com 36,4ºC. A menor temperatura foi em Brazlândia, com 35,1ºC.
Leia mais
Às 15h, a estação do Gama registrou 11% de umidade relativa do ar, a menor do dia. Brasília, Brazlândia e Águas Emendadas tiveram 13% e o Paranoá teve 15%.
Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a previsão para o fim de semana é que a onde de calor continue e a temperatura máxima varie entre 36 °C e 37 °C, com umidade mínima entre 12% e 15%.
Com um longo período de seca, a capital federal tem batido recordes frequentes de calor, sendo que o desta sexta foi o terceiro em duas semanas. Na última sexta-feira (27), os termômetros marcaram 36,5 °C também na estação de Águas Emendadas.
De acordo com o instituto, esse cenário pode apresentar risco de incêndios florestais e potenciais danos à saúde, como ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.
As recomendações do Inmet para esses casos incluem:
- Beber bastante líquido;
- Evitar atividades físicas;
- Não se expor ao sol nos horários mais quentes do dia;
- Usar hidratantes e umidificar o ambiente.
Maior seca da história
O Distrito Federal completou nesta sexta-feira (4) 164 dias seguidos sem chuva e bateu o recorde histórico de pior estiagem, superando a marca anterior de 163 dias, em 1963.
No último sábado (28), choveu em algumas regiões do DF, mas o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) considera que a seca continua porque não choveu em nenhuma das estações meteorológicas do órgão no Distrito Federal. A última chuva registrada pelo Inmet em 2024 foi em 23 de abril, quando a água caiu na área do Plano Piloto e do Sudoeste.