Começa vacinação contra Covid para jovens de 17 anos no DF
Adolescentes chegaram cedo aos postos e processo foi tranquilo; imunização para esse grupo foi possível após chegada de 50 mil doses
Brasília|Jéssica Moura, do R7, em Brasília
Mesmo com os postos de saúde abrindo apenas às 8h e os pontos de drive-thru começando a funcionar às 9h, adolescentes chegaram às unidades do Distrito Federal ainda mais cedo nesta terça-feira (24) para garantir a imunização contra a Covid-19. A manhã marcou o início da vacinação a jovens de 17 anos sem comorbidades.
No posto da Candangolândia, a fila começou a se formar por volta das 6h30. Apesar da grande quantidade de pessoas, a imunização caminhou bem, e quem procurou os pontos de vacinação conseguiu a dose.
"Nem doeu!", disse o jovem Victor Olivar, de 17 anos, após receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Ele, dois primos e a namorada foram juntos se imunizar. Depois de uma hora de espera, estavam com a vacina no braço e comemorando. “Fico relaxado agora, depois de um ano de espera. Fico sem medo, principalmente pelo meu pai, que é mais velho.”
Leia também
A mãe de Victor, a dona de casa Socorro Barros, 44, tremia de felicidade depois que o filho foi vacinado. “É uma sensação de alívio ao vê-lo imunizado. Se tiver Covid, vai ser uma forma leve porque está protegido. Fico tranquila dele poder sair.”
Na UBS 1, da 612 Sul, os funcionários colocaram cadeiras para amenizar a espera do público. Rafael Silva, 17 anos, precisou faltar aula para se vacinar, mas diz que vale a pena. “Fico mais seguro para ir para a escola, mas é muita gente. Agora vacinado fico mais tranquilo.”
Nos jovens será ministrado apenas o produto da Pfizer/BionTech, único autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para aplicação nessa faixa etária. Segundo a Secretaria de Saúde, 48.263 fazem parte desse grupo.
A ampliação da campanha foi possível depois que o Distrito Federal recebeu 28.068 doses da vacina na última sexta-feira (20) e outras 22.230 no domingo (22). Para avançar por idade, o governo alega que depende do envio de novas doses pelo Ministério da Saúde.
Ao todo, a Secretaria de Saúde definiu 30 postos exclusivos para o atendimento dos adolescentes e também para grávidas e puérperas. Nas Unidades Básicas de Saúde nº 7, de Ceilândia, UBS 1, de Brazlândia, e UBS 5, de Taguatinga, o atendimento vai até as 22h. Nas demais, a aplicação termina às 17h.
Depois do mutirão para aplicação das doses de reforço, que terminou nessa segunda-feira (23), a primeira dose voltou a ser oferecida nos postos de saúde a pessoas com 18 anos ou mais. A lista completa com os postos e a modalidade da aplicação está na página da secretaria na internet.