Comércio, saúde e segurança; veja o que abre e o que fecha no feriado desta quarta no DF
Horário de funcionamento de órgãos e serviços públicos vai sofrer alteração devido às festas de fim de ano
Brasília|Do R7, em Brasília
As festas de fim de ano estão chegando e o funcionamento de alguns órgãos sofrerão alteração. No feriado desta quarta-feira (25), shoppings e bancos não terão expediente. Em alguns serviços essenciais como saúde, segurança e transporte, a mudança começa nesta terça-feira (24).
Leia mais
Transporte
A Semob (Secretaria de Mobilidade) informou que, nesta terça-feira (24), os ônibus circularão com tabela de dia útil. No feriado (25), o transporte seguirá os horários de domingos. Para consultar quais são, o DF orienta acessar o site DF no Ponto.
Segurança
Os órgãos que atuam na segurança pública do DF trabalharão todos os dias do fim de semana. A Defesa Civil, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar funcionarão 24 horas.
PMDF: 190
CBMDF: 193
Defesa Civil: 199
Saúde
As UBS (Unidades Básicas de Saúde) e os CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) funcionarão apenas no dia 24 até as 14h. No caso das emergências dos hospitais regionais, as Unidades de Pronto Atendimento e o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel) atenderão todos os dias durante 24h.
SAMU: 192
Água e energia
Não haverá expediente na Caesb nem atendimento nos escritórios e postos do Na Hora, nesta quarta. O aplicativo da Caesb, o site e o telefone 115 funcionarão 24 horas por dia, sem interrupções. Já a Neoenergia comunica que os serviços presenciais não estarão disponíveis no feriado.
Comércio
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo informou que, na quarta-feira (25), as empresas dos segmentos de papelarias, shopping, minimercados, floricultura, açougues e hortifruti não terão expediente.
Na terça-feira, o funcionamento dessas empresas será ate às 18h. As farmácias terão autorização para funcionamento em horário livre em todos os dias, sendo que 10% estarão em regime de plantão.
Já os funcionários de bares e restaurantes poderão trabalhar para a realização das ceias de Natal desde que o estabelecimento siga as regras de folga compensatória ou salário dobrado pelo trabalho em dia de feriado.
Bancos
Segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), as agências e as operações financeiras, com exceção do PIX, não funcionarão na quarta-feira. Na terça-feira, os atendimentos presenciais serão reduzido, das 9h às 11h.