Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Comissão de Comunicação da Câmara tem recorde de votações e concentra debates na regulação digital

Grupo de deputados dobrou número de reuniões e acelerou análise de propostas; ECA Digital é destaque no ano

Brasília|Do R7, em Brasília

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • A Comiss\u00e3o de Comunica\u00e7\u00e3o da C\u00e2mara encerrou 2025 com um recorde de 37 reuni\u00f5es e mais de mil delibera\u00e7\u00f5es.
  • Destaque para o PL 2628/2022 (ECA Digital), que visa a prote\u00e7\u00e3o de crian\u00e7as e adolescentes online.
  • A comissão promoveu debates sobre transpar\u00eancia de plataformas digitais, uso de Intelig\u00eancia Artificial e moderniza\u00e7\u00e3o da radiodifus\u00e3o.
  • O presidente J\u00falio Cesar Ribeiro destacou a import\u00e2ncia da comiss\u00e3o e a expectativa de continuidade das discuss\u00f5es em 2026.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Comissão de Comunicação da Câmara recebe ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados - 02.07.2025

A Comissão de Comunicação da Câmara encerrou 2025 com aumento expressivo de atividades legislativas. Sob presidência de Júlio Cesar Ribeiro (Republicanos-DF), o colegiado realizou 37 reuniões, mais que o dobro das sessões de 2024, e acumulou mais de mil deliberações, incluindo 710 renovações de TVs e 127 propostas analisadas.

Além da pauta de votações, a comissão promoveu cinco audiências públicas e examinou 60 requerimentos. Reuniões com o Ministério das Comunicações e a Secretaria de Comunicação da Presidência da República integraram o conjunto de ações voltadas à discussão de temas técnicos relacionados ao setor.


Entre os assuntos de maior impacto político no ano, esteve o avanço do PL 2628/2022 (ECA Digital), tratado como eixo das discussões sobre proteção de crianças e adolescentes no ambiente on-line. A tramitação envolveu participação de especialistas, representantes de plataformas digitais, governo e entidades da sociedade civil.

“Foi nesta Comissão que se construíram, ao longo do ano, os consensos necessários para sua versão final. Promovemos audiências públicas, ouvimos especialistas, plataformas, entidades da sociedade civil e representantes do setor, conduzindo um debate profundo, equilibrado e responsável sobre segurança digital”, lembrou Júlio Cesar.


Outros tópicos

Outros tópicos de interesse atravessaram a agenda da CCom, como debates sobre transparência e responsabilidade de plataformas digitais, uso de Inteligência Artificial, modernização da radiodifusão, transição para TV 3.0, além de políticas de conectividade em regiões de baixa cobertura.

No encerramento das atividades, Júlio Cesar registrou o volume de trabalho realizado ao longo do ano e a expectativa de continuidade das discussões em 2026. “Para nós é a Comissão mais importante da Casa e foi um marco histórico este ano”, comemorou o deputado.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.