Brasília Comissão de Relações Exteriores da Câmara repudia ataques da Rússia

Comissão de Relações Exteriores da Câmara repudia ataques da Rússia

Governo russo iniciou invasão em território ucraniano na madrugada desta quinta-feira

  • Brasília | Sarah Teófilo, do R7, em Brasília

Ataque russo à Ucrânia

Ataque russo à Ucrânia

ANATOLII STEPANOV / AFP - 24.02.22

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados publicou uma nota na manhã desta quinta-feira (24) na qual repudia, "de forma veemente", os ataques da Rússia contra território ucraniano. Na madrugada, o governo russo iniciou bombardeio contra a Ucrânia, enquanto a ONU (Organização das Nações Unidas) realizava uma reunião de emergência para discutir a crise.

"Os bombardeios russos contra a Ucrânia, país soberano que conquistou sua Independência em 1991, violam as regras e normas internacionais e devem ser fortemente condenados pelas instâncias multilaterais e os governos democráticos", pontuou a comissão em nota. O grupo é presidido pelo deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG).

Na nota, a comissão pontuou que "o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (CSNU) é a instância adequada para a resolução pacífica dos conflitos" e reforçou ainda que "encorajamos o Brasil, por meio de sua diplomacia e com assento neste órgão da ONU, para que atue de forma objetiva e clara em benefício do diálogo e da construção de uma agenda de paz e segurança duradouros."

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, já declarou que "o mundo fará com que a Rússia preste contas" pelo ataque militar. Ele ainda discursará nesta quinta-feira para falar sobre as consequências que a Rússia pode sofrer. 

Últimas