Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Comissão do Senado aprova projeto que extingue saída temporária de presos em feriados

Benefício estava previsto no artigo 122 da Lei de Execução Penal; texto será encaminhado para Comissão de Constituição e Justiça

Brasília|Plínio Aguiar, do R7, em Brasília

Projeto extingue saída temporária de presos
Projeto extingue saída temporária de presos Agência Brasil

A Comissão de Segurança Pública do Senado Federal aprovou, nesta terça-feira (6), projeto que extingue o benefício da saída temporária de presos, conhecida como "saidinha". Agora, o texto será encaminhado para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa.

A saída temporária é um benefício previsto no artigo 122 da Lei de Execuções Penais e se aplica aos condenados que estejam no regime semiaberto e já tenham cumprido 1/4 da pena, em estímulo à volta ao convívio social, durante feriados, cursos ou demais atividades.

O texto foi aprovado pelos senadores e pelos deputados em 2022. Em decorrência de alterações promovidas pela Câmara, precisou ser votado novamente pelo Senado. Agora, segue para a CCJ e depois ao plenário. Não há data definida para a análise.

O projeto prevê a realização de exame criminológico para a progressão de regime e o uso de tornozeleira eletrônica em presos dos regimes aberto e semiaberto ou em progressão para esses regimes. O relator da proposta é o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que acolheu uma emenda do senador Sergio Moro (União Brasil-PR). Essa sugestão defende a manutenção da saída temporária de presos apenas nos casos para curso supletivo profissionalizante ou de instrução do ensino médio ou superior. 

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.