Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Comissão no Senado aprova projeto que proíbe desconto de imposto da pensão alimentícia; entenda

Projeto de lei quer tornar regra um entendimento do Supremo sobre o tema; texto ainda vai passar por votação suplementar

Brasília|Hellen Leite, do R7, em Brasília

CAE aprovou projeto por unanimidade em 1º turno
CAE aprovou projeto por unanimidade em 1º turno

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou nesta terça-feira (1º) um projeto de lei que proíbe o desconto do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) sobre valores recebidos como pensão alimentícia. A aprovação ocorreu por unanimidade em primeiro turno, o que significa que a matéria ainda será submetida a uma segunda votação na comissão. Se aprovado, o texto será encaminhado à Câmara dos Deputados.

Em linhas gerais, a proposta pretende tornar lei um entendimento do Supremo Tribunal Federal de agosto de 2022, que considerou "incabível a incidência do imposto de renda sobre valores decorrentes do direito de família recebidos a título de alimentos ou de pensões alimentícias".

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram


O projeto é de autoria do senador Eduardo Braga (MDB-AM) e foi aprovado em forma de substitutivo apresentado pelo relator na CAE, senador Fernando Farias (MDB-AL). Os senadores entenderam que os valores recebidos como pensão alimentícia devem ser tributados, se for o caso, por quem paga a pensão. 

Leia mais: Veja como pedir devolução de IR sobre pensão alimentícia


Além disso, o texto argumenta que as mulheres são as mais penalizadas pelo sistema até então vigente de cobrança, de modo que o projeto pretende buscar não só justiça tributária, mas também equidade de gênero.

"O afastamento do IR sobre esses valores é uma questão de justiça fiscal, visto que as pensões pagas aos alimentandos não configuram novo rendimento apto a sofrer tributação", diz o parecer de Braga. 

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.