Brasília Confira os nomes anunciados por Ibaneis para secretarias do Governo do DF em 2023

Confira os nomes anunciados por Ibaneis para secretarias do Governo do DF em 2023

Nesta semana seis novos nomes foram confirmados para assumir o comando; atualmente, o GDF conta com 33 secretarias 

  • Brasília | Sarah Paes, do R7, em Brasília

O governador reeleito Ibaneis Rocha (MDB)

O governador reeleito Ibaneis Rocha (MDB)

Ana Isabel Mansur/R7

O governador reeleito do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), comunicou oficialmente nesta semana seis novos nomes para assumir secretarias que permanecem e outras que foram criadas.

Até o momento, 13 nomes já foram confirmados pelo governador. Atualmente, o Governo do Distrito Federal conta com 33 secretarias, além das 33 administrações regionais. A partir de 2023 serão 35 administrações devido à criação de duas novas cidades, Água Quente e Arapoanga.

O anúncio mais recente foi de Gustavo Carvalho Amaral como novo secretário de Ciência e Tecnologia. Ele entra no lugar de Elísio Luz. 

Ibaneis vai fundir as secretarias do Trabalho e de Desenvolvimento Econômico em 2023, de acordo com anúncio feito na última quinta-feira (15). O atual secretário de Trabalho, Thales Mendes, foi escolhido pelo governador para ficar à frente da nova pasta.

O deputado Júlio César será o novo secretário de Esporte e Lazer. O parlamentar do Republicanos foi reeleito para a Câmara dos Deputados e aceitou o convite na quarta-feira (14).

O ex-deputado distrital Cristiano Araújo (MDB) foi indicado para o cargo de secretário de Turismo do Distrito Federal na última terça-feira (13). Apesar de reunir apoio de 21 entidades, 14 instituições do segmento enviaram carta ao governador do DF com um manifesto em desacordo com a nomeação do ex-parlamentar.

Inicialmente foram confirmados pelo governador Lucilene Florêncio, à frente da Secretaria de Saúde; Hélvia Paranaguá, na Educação; Marcela Passamani, na Justiça; Ney Ferraz, no Planejamento; Bartolomeu Rodrigues, na Cultura; e Paco Britto, na futura Secretaria de Relações Internacionais.

O secretário Vitor Paulo Junior sai da Secretaria De Estado De Relações Institucionais. Em seu lugar assume o deputado distrital Agaciel Maia (PL), que sempre foi um dos defensores de Ibaneis na Câmara Legislativa.

Rodrigo Delmasso (Republicanos) será secretário da Família e Juventude, uma fusão das duas pastas. Giselle Ferreira será a nova secretária da Mulher. A futura gestora já foi secretária-executiva de Esporte e Lazer.

Outros cargos

O deputado distrital Claudio Abrantes (PSD) vai assumir a presidência da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab). A informação foi confirmada na quinta-feira (15).

Rogério Rosso (PP) foi confirmado para um dos cargos da diretoria colegiada da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa).

O delegado-geral da Polícia Civil do Distrito Federal, Robson Cândido, continuará no cargo. O delegado assumiu em 2019, no início do mandato de Ibaneis.

O GDF também é responsável por nomear os administradores regionais. Na última terça-feira (13) foram trocados os comandos das administrações de Ceilândia e Sol Nascente. Em edição extra do Diário Oficial do DF, o agora ex-administrador de Ceilândia voltou ao comando do cargo em Sol Nascente.

Ana Maria da Silva voltou a assumir a administração regional do Riacho Fundo 2 na segunda-feira (12/12). Rafael Rodrigues Mazzaro assumiu a função após a pedagoga concorrer como deputada distrital pelo PP nas eleições de 2022.

Para as outras secretarias, a decisão ainda não foi tomada e depende do andamento das negociações partidárias.

Últimas