Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Confira os nomes anunciados por Ibaneis para secretarias do Governo do DF em 2023

Nesta semana seis novos nomes foram confirmados para assumir o comando; atualmente, o GDF conta com 33 secretarias 

Brasília|Sarah Paes, do R7, em Brasília

O governador reeleito Ibaneis Rocha (MDB)
O governador reeleito Ibaneis Rocha (MDB) O governador reeleito Ibaneis Rocha (MDB)

O governador reeleito do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), comunicou oficialmente nesta semana seis novos nomes para assumir secretarias que permanecem e outras que foram criadas.

Até o momento, 13 nomes já foram confirmados pelo governador. Atualmente, o Governo do Distrito Federal conta com 33 secretarias, além das 33 administrações regionais. A partir de 2023 serão 35 administrações devido à criação de duas novas cidades, Água Quente e Arapoanga.

O anúncio mais recente foi de Gustavo Carvalho Amaral como novo secretário de Ciência e Tecnologia. Ele entra no lugar de Elísio Luz. 

Ibaneis vai fundir as secretarias do Trabalho e de Desenvolvimento Econômico em 2023, de acordo com anúncio feito na última quinta-feira (15). O atual secretário de Trabalho, Thales Mendes, foi escolhido pelo governador para ficar à frente da nova pasta.

Publicidade

O deputado Júlio César será o novo secretário de Esporte e Lazer. O parlamentar do Republicanos foi reeleito para a Câmara dos Deputados e aceitou o convite na quarta-feira (14).

O ex-deputado distrital Cristiano Araújo (MDB) foi indicado para o cargo de secretário de Turismo do Distrito Federal na última terça-feira (13). Apesar de reunir apoio de 21 entidades, 14 instituições do segmento enviaram carta ao governador do DF com um manifesto em desacordo com a nomeação do ex-parlamentar.

Publicidade

Leia também

Inicialmente foram confirmados pelo governador Lucilene Florêncio, à frente da Secretaria de Saúde; Hélvia Paranaguá, na Educação; Marcela Passamani, na Justiça; Ney Ferraz, no Planejamento; Bartolomeu Rodrigues, na Cultura; e Paco Britto, na futura Secretaria de Relações Internacionais.

O secretário Vitor Paulo Junior sai da Secretaria De Estado De Relações Institucionais. Em seu lugar assume o deputado distrital Agaciel Maia (PL), que sempre foi um dos defensores de Ibaneis na Câmara Legislativa.

Publicidade

Rodrigo Delmasso (Republicanos) será secretário da Família e Juventude, uma fusão das duas pastas. Giselle Ferreira será a nova secretária da Mulher. A futura gestora já foi secretária-executiva de Esporte e Lazer.

Outros cargos

O deputado distrital Claudio Abrantes (PSD) vai assumir a presidência da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab). A informação foi confirmada na quinta-feira (15).

Rogério Rosso (PP) foi confirmado para um dos cargos da diretoria colegiada da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa).

O delegado-geral da Polícia Civil do Distrito Federal, Robson Cândido, continuará no cargo. O delegado assumiu em 2019, no início do mandato de Ibaneis.

O GDF também é responsável por nomear os administradores regionais. Na última terça-feira (13) foram trocados os comandos das administrações de Ceilândia e Sol Nascente. Em edição extra do Diário Oficial do DF, o agora ex-administrador de Ceilândia voltou ao comando do cargo em Sol Nascente.

Ana Maria da Silva voltou a assumir a administração regional do Riacho Fundo 2 na segunda-feira (12/12). Rafael Rodrigues Mazzaro assumiu a função após a pedagoga concorrer como deputada distrital pelo PP nas eleições de 2022.

Para as outras secretarias, a decisão ainda não foi tomada e depende do andamento das negociações partidárias.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.