Conscientização da população durante o carnaval é indispensável, diz governo
Segundo GDF, cuidados são fundamentais para garantir atendimentos aos pacientes de dengue na rede pública
Brasília|Do R7, em Brasília
O GDF (Governo do Distrito Federal) pediu para os foliões terem consciência durante as festas deste ano, para que o sistema de saúde pública mantenha a prioridade de atendimentos aos pacientes com dengue. O governo alerta para a importância da hidratação, alimentação e também observar os caminhos durante os blocos de rua, evitando quedas. As comemorações do Carnaval de 2024 do DF começaram neste sábado (10) e acontece até a terça-feira (13).
Os técnicos também alertam para os estragos feitos pela chuva que atingiu a região nessa sexta (9). O GDF garantiu que já trabalha para minimizar os dados, e equipes estão na rua para limpar os estragos. O Corpo de Bombeiros registrou 31 pontos de inundação e 13 ameaças de queda de árvores.
Um dos locais mais atingindo foi o campus da UnB (Universidade de Brasília). A água alagou o Instituto Central de Ciências. Nas imagens (veja no vídeo acima), é possível ver a força da água arrancando a porta de uma das salas do corredor e arrastando objetos.
Previsão do tempo
Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a previsão para o feriado de Carnaval no DF indica a continuidade de condições climáticas instáveis.
Para sábado (10) e domingo (11), a expectativa é de temperaturas variando entre 19 °C e 28 °C. O céu permanecerá predominantemente nublado, com possibilidade de ocorrência de pancadas de chuva ao longo do dia.
Diante desse cenário, recomenda-se cautela e atenção aos moradores e visitantes durante as festividades carnavalescas, especialmente, em relação às condições meteorológicas adversas.
Dengue
Os 15 pontos de vacinação contra a dengue no Distrito Federal seguem em funcionamento durante o Carnaval. Os espaços seguem abertos em horário normal, segundo a Secretaria de Saúde. A imunização está disponível para crianças entre 10 e 11 anos, que precisam ser levadas às unidades básicas de saúde acompanhadas dos pais ou responsáveis e com documentos de identificação.
A vacina disponível no Sistema Único de Saúde tem esquema de aplicação em duas doses, com a segunda prevista para depois de três meses. O DF recebeu 71,7 mil doses do imunizante na última quinta-feira. A expectativa é receber mais unidades nos próximos meses.
A vacina será destinada neste ano para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, a segunda faixa etária que mais precisa de internações depois dos idosos. Na primeira fase, podem receber o imunizante crianças e adolescentes entre 10 e 11 anos (devido ao calendário de envio dos produtos por parte do fabricante).