Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Conselho de Segurança da ONU convoca reunião extraordinária após ataques em Israel

Chefe da diplomacia brasileira, ministro Mauro Vieira, ocupa a presidência rotativa do Conselho de Segurança

Brasília|Christina Lemos, da Record TV, e Carlos Eduardo Bafutto, do R7


Conselho de Segurança da ONU terá reunião extraordinária
Conselho de Segurança da ONU terá reunião extraordinária

Fontes do Ministério das Relações Exteriores afirmam que uma reunião extraordinária do Conselho de Segurança das Nações Unidas foi convocada para este domingo (8), às 15h, hora local, após o bombardeio promovido pelo grupo extremista Hamas contra Israel neste sábado (7). O Brasil preside o Conselho de Segurança pela primeira vez.

A informação foi obtida com exclusividade pela jornalista Christina Lemos, âncora doJornal da Recorde colunista do R7.

O chefe da diplomacia brasileira, ministro Mauro Vieira, que ocupa a presidência rotativa do Conselho de Segurança, está neste momento em voo para o sudeste asiático, mas mantém contato direto com Brasília e com a missão brasileira junto à ONU em Nova York. Mais cedo, o Itamaraty havia confirmado que o Brasil iria convocar uma reunião de urgência.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp


Compartilhe esta notícia no Telegram

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) classificou os bombardeios sofridos por Israel como "ataques terroristas" e ressaltou que diversos civis foram atingidos. "Ao expressar minhas condolências aos familiares das vítimas, reafirmo meu repúdio ao terrorismo em qualquer de suas formas", completou o chefe do Executivo. Lula, que permanece em repouso por causa da cirurgia no quadril direito, se pronunciou por meio das redes sociais. Segundo ele, o Brasil não vai poupar esforços para evitar a escalada do conflito.


Na tarde deste sábado, o porta-voz da Embaixada de Israel no Brasil, Or Shaul Keren, disse à Record TV que, para Israel, a ONU deveria reconhecer os ataques terroristas em Israel e “as conexões entre o Irã, Hamas e Hezbollah”, disse. “Os países que estão vendo o que está acontecendo agora devem reconhecer os atos de autodefesa de Israel.”

O Itamaraty já confirmou que dois brasileiros estão desaparecidos. Segundo a pasta, outro brasileiro foi ferido e recebe atendimento médico. A identidade dos desaparecidos e do ferido não foi divulgada pelo Itamaraty.


Nas redes sociais, amigos do brasileiro Ranani Glazer, de 24 anos, buscavam nesta tarde informações sobre o paradeiro do rapaz, que participava de um festival em Israel e chegou a postar vídeos do evento antes de desaparecer (veja abaixo). Não se sabe se ele é um dos desaparecidos informados pelo Itamaraty.

Em vídeos, Glazer mostrava um pouco mais da viagem que fazia pelo país. Ele dividia um apartamento com três brasileiros, um israelense e um colombiano. O R7 tenta contato com a família do jovem.

O DJ Juarez Swarup Petrillo, pai do também DJ Alok, se apresentaria no evento. Ele postou um vídeo ao deixar o local logo após o início dos ataques. "Estou em choque até agora. E as bombas não param de explodir", disse.

Petrillo afirmou que estava pronto para tocar quando foi instruído a deixar o local. "Acabou a festa porque está tendo [sic] as bombas", disse o DJ enquanto era escoltado para fora da estrutura. Um homem que parece ser da organização fala, em inglês, com o brasileiro e aponta a região de Gaza. "Está vindo de Gaza", explicou.

Ajuda

O governo federal afirmou que o Escritório de Representação em Ramalá e a Embaixada em Tel Aviv oferecem telefones de plantão para ajudar os residentes da área.

Veja os contatos:

• Embaixada em Tel Aviv: +972 (54) 803 5858 

• Escritório de Representação em Ramalá: +972 (59) 205 5510

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.