Corridas e eventos alteram trânsito no DF neste fim de semana
Mudanças atingem Eixo Monumental, Estrada Parque Aeroporto e Taguatinga
Brasília|Do R7, em Brasília
O Detran (Departamento de Trânsito) do Distrito Federal realiza neste fim de semana diversas alterações no trânsito devido a eventos e corridas que acontecem na capital do país. A primeira está marcada para o sábado (14), no Eixo Monumental, a partir das 18h e será realizado pelo Circuito Sest Senat de Caminhada e Corrida de Rua. O evento contará com percursos de 3km, 5km e 10 km, pelas vias S1, Palácio Presidencial e N1. A largada e chegada dos participantes será na altura do Museu da República.
Veja Mais
Devido à corrida, a partir das 17h as equipes do Detran-DF vão interditar três faixas da via S1, próximas ao canteiro central, na altura do Museu da República, até a Avenida José Sarney. As demais faixas estarão liberadas para o tráfego de veículos. Na altura do STF (Supremo Tribunal Federal), o fluxo de veículos será desviado para a via S2.
Na via N1, o bloqueio ocorrerá desde o quartel do Corpo de Bombeiros Militar até a altura da L2 Norte. Os acessos à N1, pela via Palácio Presidencial e pela L4 Norte ficarão fechados. Na N1, a faixa mais à direita, a partir do Ministério da Justiça, será destinada à saída de veículos oriundos dos Ministérios. As demais faixas serão utilizadas pelos participantes do evento. As equipes do Detran-DF também farão a interdição de duas faixas na via Palácio Presidencial até a altura do Palácio do Jaburu.
A saída dos participantes será a partir das 18h. A largada e a chegada ocorrerão na altura do Museu da República. A previsão é que as intervenções no trânsito ocorram até as 21h.
Portões Abertos
Neste domingo (15), das 8h às 17h, a Força Aérea Brasileira (FAB) promove o evento Portões Abertos, na Base Aérea de Brasília. A expectativa é que 50 mil pessoas passem pelo local. As ações de controle de trânsito serão realizadas pelo Detran-DF e pela Polícia Militar. As equipes do Detran-DF farão o fechamento da rotatória na quadra 14, conjunto 1, do Park Way, sentido marginal da Estrada Parque Aeroporto, DF-047.
Também será fechada a alça de ligação da DF-025 que dá acesso à marginal da Epar (Estrada Parque Aeroporto). No final da via marginal da Epar até o início da via de acesso à Base Aérea, o Detran-DF sinalizará com cones, destinando duas faixas para o acesso à Base. O condutor que quiser ir para o Aeroporto seguirá pela via principal, onde haverá três faixas nesse sentido.
Na entrada da pista de acesso à Base até a rotatória de acesso ao Hospital da Força Aérea será implantada uma faixa reversa exclusiva para veículos de emergência e táxis. A partir das 16h, o Detran-DF dará início às ações de dispersão, com a retirada da sinalização da Estrada Parque Aeroporto e controle manual do tráfego, dando prioridade à saída de veículos da Base Aérea.
Durante o evento, as equipes de fiscalização de trânsito do Detran-DF vão atuar nas vias da região para auxiliar no controle da área de embarque e desembarque, coibir infrações e garantir a fluidez do tráfego. Além disso, em pontos estratégicos, o Detran-DF implantará uma sinalização de redução de velocidade e utilizará painéis eletrônicos de mensagens para orientar os condutores.
Corrida da Pão
No domingo (15), devido à Corrida da Pão, o Detran-DF fará interdições nas vias S1 e N1, do Eixo Monumental. O evento esportivo contará com percursos de 5 km e 10 km, com a largada e a chegada em frente ao Memorial dos Povos Indígenas.
A partir das 6h30, na via S1, no trecho entre a Praça do Cruzeiro e o Eixo Cultural Ibero-americano, as três faixas próximas ao canteiro central serão bloqueadas para o tráfego de veículos, sendo destinadas aos participantes do evento. Na via N1 serão três faixas interditadas, da altura do Eixo Cultural Ibero-americano até as proximidades da Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia). Tanto na S1 quanto na N1 três faixas de rolamento permanecerão livres para o trânsito de veículos.
A largada ocorrerá às 7h. Durante o evento, as equipes de fiscalização do Detran-DF farão o controle do trânsito para promover a fluidez, coibir irregularidades e garantir a segurança. A previsão é que as vias sejam liberadas a partir das 11h.