CPI da Câmara Legislativa do DF marca para o dia 29 a apresentação do relatório sobre o 8 de Janeiro
Texto deve ser lido pelo relator a partir das 9h; documento final do colegiado será votado pela tarde
Brasília|Edis Henrique Peres, do R7, em Brasília
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Atos Antidemocráticos da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) marcou para o dia 29 deste mês a apresentação do relatório final, depois de quase nove meses de oitivas. A expectativa da Casa é que o texto seja lido às 9h pelo relator Hermeto (MDB).
Logo depois, os parlamentares fazem uma pausa para o almoço e votam o documento no começo da tarde. A expectativa é que a leitura inicial leve entre duas e três horas, sendo que os membros da CPI terão 15 minutos de discussão cada, além de dez minutos para os suplentes.
A CPI tem até 5 de dezembro para encerrar os trabalhos. Mas o presidente do colegiado, Chico Vigilante (PT), quer agilizar o processo.
• Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo Telegram
• Assine a newsletter R7 em Ponto
Até o momento, não há consenso entre os parlamentares. O relator Hermeto diz que não pretende pedir o indiciamento de quem não foi ouvido na CPI. Ao todo, 32 pessoas prestaram esclarecimentos, desde fevereiro, aos parlamentares.
Por outro lado, Chico diz que espera um número maior de pedidos de indiciamento do que o relatório aprovado pela CPMI do Congresso Nacional, que listou 61 nomes.
Entre os membros, a divergência atinge quem pode ser indiciado. Parlamentares não descartam a possibilidade de apresentar um texto paralelo caso não se sintam contemplados.