Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

CPMI do INSS quer reunião com Mendonça para discutir concessão de habeas corpus a investigados

Ministro tem dado aos investigados o direito de ficar em silêncio diante da comissão e também já impediu depoimentos

Brasília|Do Estadão Conteúdo

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Integrantes da CPMI do INSS buscam reunião com o ministro do STF, André Mendonça, sobre concessão de habeas corpus.
  • Mendonça tem concedido direito de silêncio e impedido depoimentos, gerando críticas de deputados e senadores.
  • O deputado Paulo Pimenta argumenta que a decisão de habeas corpus deve ser sorteada entre os ministros do STF, não centralizada em Mendonça.
  • Hoje, o empresário Sandro Temer de Oliveira, envolvido em práticas ilegais, foi autorizado a não comparecer e se disse disposto a delatar envolvidos.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

André Mendonça
André Mendonça é relator de processos no STF sobre as fraudes no INSS Sophia Santos/STF - 27.8.2025

Integrantes da CPMI do INSS querem se reunir com o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) André Mendonça para discutir a concessão de habeas corpus a convocados pelo colegiado.

Relator dos processos relacionados aos descontos ilegais a aposentados na Corte, o magistrado tem dado aos investigados o direito de ficar em silêncio diante da comissão e também já impediu depoimentos.


“Eu vou solicitar agenda para que possamos seguir”, disse o presidente da comissão, o senador Carlos Viana (Podemos-MG), na sessão desta segunda-feira (1º).

Mendonça é alvo de críticas tanto da oposição quanto da base do governo. Os dois lados atribuem às decisões dele a obstrução dos trabalhos.


leia mais

O deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) criticou o fato de o ministro avocar para si a decisão de concessão de habeas corpus. Segundo ele, esses pedidos deveriam ser sorteados entre os integrantes da Corte.

“O que nós estamos observando é que dá de forma reiterada uma blindagem a alguns nomes. Nós não sabemos qual é o critério que está sendo utilizado. É muito desrespeito com esta Casa dizer que o camarada não precisa nem vir aqui”, disse.


Pimenta sustentou que o encontro deveria incluir pelo menos presidente, relator e vice-presidente da CPI do INSS, além dos líderes de governo e oposição.

O senador Izalci Lucas (PL-DF) também criticou as medidas. “Isso destrói a CPI. Qual é o papel da CPI? Ter independência. A gente precisa realmente conversar com o ministro para a gente ter uma atuação melhor.”


Nesta segunda-feira, o empresário Sandro Temer de Oliveira prestaria depoimento, mas foi beneficiado por decisão que o autorizou a não comparecer ao colegiado.

Ele é apontado como operador da AAPPS Universo (Universo Associação dos Aposentados e Pensionistas dos Regimes Geral da Previdência Social) e da APDAP Prev (Associação de Proteção e Defesa dos Direitos dos Aposentados e Pensionistas). As entidades são suspeitas de aplicar descontos ilegais a aposentados e pensionistas.

Ele teria comunicado à cúpula da comissão a informação de que estaria disposto a delatar envolvidos no esquema.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.