Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Crise com Congresso ameaça esvaziar cerimônia de Lula para sancionar isenção do IR

Hugo Motta e Davi Alcolumbre não confirmaram presença no evento; parlamentares romperam relações com líderes governistas

Brasília|Lis Cappi, do R7, em Brasília

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • A relação entre o Palácio do Planalto e o Congresso Nacional se deteriorou, impactando a cerimônia de sanção da isenção do IR.
  • Os presidentes da Câmara, Hugo Motta, e do Senado, Davi Alcolumbre, não confirmaram presença no evento.
  • O desgaste se deve a rompimentos de relações entre parlamentares e líderes aliados ao governo Lula.
  • Parlamentares que relataram a proposta de isenção confirmaram presença, incluindo Arthur Lira e Renan Calheiros.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Alcolumbre ficou insatisfeito por Lula ter indicado Messias ao STF Fátima Meira/Enquadrar/Estadão Conteúdo - 29.09.2025

A relação do Palácio do Planalto com o Congresso Nacional azedou e pode impactar a cerimônia em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai sancionar a lei que amplia a isenção do IR (Imposto de Renda) a quem ganha até R$ 5.000, marcada para esta quarta-feira (26).

Os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), receberam convite para participar do evento, mas não confirmaram a participação até a véspera da cerimônia.


Nos bastidores, a indefinição entre o ir ou não é atribuída ao desgaste na relação entre os parlamentares e nomes ligados ao governo Lula. Os presidentes das duas Casas romperam relações com líderes partidários aliados ao Planalto.

leia mais

Alcolumbre está sem falar com o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), depois de Lula escolher Jorge Messias para o STF (Supremo Tribunal Federal).


O petista indicou o advogado-geral da União para ocupar a cadeira deixada por Luís Roberto Barroso e confirmou o nome sem avisar o presidente do Senado antecipadamente, ignorando o nome do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que tinha o apoio de Alcolumbre.

Na Câmara, Motta se afastou do líder do PT, deputado Lindbergh Farias (RJ), e disse que só tratará de assuntos com o parlamentar institucionalmente. O afastamento também impacta a situação com o Planalto.


De outro lado, os parlamentares que relataram a proposta no Congresso estarão no evento. O deputado Arthur Lira (PP) e o senador Renan Calheiros (MDB), rivais políticos no estado de Alagoas, confirmaram ao R7 que participarão do encontro.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.