Curso virtual gratuito capacita educadores para a segurança online de meninas
Iniciativa é composta por cinco módulos, com legendas e tradução em Libras, além de conteúdos escritos e atividades interativas.
Brasília|Rafaela Soares, do R7, em Brasília

Uma parceria entre o governo federal, a Embaixada do Reino Unido e a organização Serenas oferece um curso virtual gratuito para educadores, visando promover a segurança online de meninas. A iniciativa oferece legendas, tradução em Libras, conteúdos escritos e atividades interativas.
Entre os temas abordados estão as raízes das violências de gênero, a cultura digital, legislações específicas e estratégias para lidar com casos dentro das escolas.
O curso é composto por cinco módulos, divididos em 10 videoaulas curtas.
Veja mais
De acordo com dados da organização Plan International Brasil, 77% das jovens brasileiras já sofreram assédio pela internet, tornando as meninas as principais vítimas de violências facilitadas pela tecnologia.
Módulos do curso
- Conhecendo as violências contra meninas e mulheres;
- Violências contra meninas facilitadas pela tecnologia;
- Juventudes e cultura digital: comportamentos nas redes e os impactos das violências;
- Comunidades escolares no enfrentamento das violências contra meninas;
- A educação como ferramenta para a prevenção de violências.
Casos
A Polícia Civil de São Paulo criou uma divisão específica para monitorar e combater crimes virtuais, principalmente nas redes sociais. Somente neste ano, o grupo identificou 550 vítimas em todo o país, a maioria meninas entre 8 e 13 anos de idade.
Em um dos casos, uma menina de 9 anos foi forçada a se mutilar, com a ação sendo transmitida ao vivo em um grupo fechado nas redes sociais.
Durante a transmissão, a criança seguia as ordens de um homem, enquanto investigadores do Núcleo de Operações e Análises Digitais da Polícia Civil monitoravam a situação.
Além de chantagens e mutilações, alguns criminosos obrigam crianças e adolescentes a cometer maus-tratos contra animais. O núcleo já conseguiu impedir 80 crimes na internet este ano. Na última operação, foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão e duas prisões.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp















