Damares pressiona CPMI do INSS e pede quebra de sigilo de dirigentes do Master
Pedidos miram suspeitas de fraudes em operações de crédito consignado oferecidas a aposentados e pensionistas do INSS
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) abriu a semana elevando a pressão sobre o Banco Master dentro da CPMI do INSS (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito que apura desvios no Instituto Nacional do Seguro Social). Nesta segunda-feira (1º), ela protocolou seis requerimentos que pedem a convocação de dirigentes da instituição e a quebra de sigilos bancários e telemáticos do CEO Daniel Vorcaro.
Os pedidos miram suspeitas de fraudes em operações de crédito consignado oferecidas a aposentados e pensionistas do INSS. A parlamentar quer apurar se contratos foram firmados sem autorização dos beneficiários, prática que se tornou alvo central da comissão.
Leia mais
Entre os nomes que Damares quer ouvir estão o CEO do banco, Daniel Vorcaro; Ângelo Antônio Ribeiro da Silva, diretor da instituição; Augusto Ferreira Lima, ex-CEO e sócio do Master e atual controlador do Banco Pleno; e Luiz Antônio Bull, diretor de Riscos, Compliance, Recursos Humanos, Operações e Tecnologia.
A senadora aponta que o Master mantém Acordo de Cooperação Técnica com o INSS para ofertar crédito consignado e figura repetidamente entre as instituições com maior volume de reclamações no Consumidor.gov.br. Segundo ela, há um padrão nas queixas envolvendo crédito consignado, cartão consignado e RMC (Reserva de Margem Consignável).
“A recorrência desses relatos expõe problemas que afetam diretamente consumidores e beneficiários do INSS”, argumenta Damares nos requerimentos.
Além da convocação dos dirigentes, a parlamentar pede acesso aos sigilos bancário e telemático de Vorcaro, alegando a necessidade de aprofundar a investigação sobre possíveis práticas como lavagem de dinheiro, corrupção e participação em organização criminosa.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp
