Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

De bicicleta, pai e filho farão viagem de mais de dois mil quilômetros de Brasília para a Paraíba

Praticantes de cicloturismo, eles planejam encontrar um amigo no meio do caminho

Brasília|Gustavo Frasão, do R7

  • Google News
O bancário Leandro Azevedo e o amigo Lincoln Veloso pedalam juntos Brasil a fora desde 2011
O bancário Leandro Azevedo e o amigo Lincoln Veloso pedalam juntos Brasil a fora desde 2011

O funcionário do Banco do Brasil Leandro Azevedo pratica cicloturismo há quatro anos e gosta de fazer viagens longas utilizando a bike. Como sócio e parceiro de rodas, tem ao lado o carioca e metroviário Lincoln Veloso. No dia 1º de fevereiro Azevedo vai colocar em prática o mais audacioso desafio desde que começou a praticar o esporte, em 2010. Ele pretende percorrer junto com o filho Hugo Leonardo, de 17 anos, 2,7 mil quilômetros em 30 dias. A ideia é sair de Brasília com destino ao interior da Paraíba, Cuité, cidade onde o bancário nasceu há 45 anos. Os dois encontrarão Lincoln em Aracaju/SE que, por motivos profissionais, não poderá partir da capital federal.

Azevedo contou que sempre praticou esportes e até então o foco era voltado quase que exclusivamente ao futebol. Durante anos participou de campeonatos e jogou em diversos clubes. Em setembro de 2008, no entanto, rompeu totalmente o tendão de aquiles durante uma partida e precisou ficar em repouso absoluto, afastado do trabalho e de qualquer atividade física, por quase seis meses. Preocupado com o avanço da idade e sedentarismo, que poderia lhe causar sérios problemas de saúde, decidiu praticar o ciclismo.


— Engordei muito e vi que já não tinha mais condição nem forma para voltar a jogar futebol. Minha praia não poderia mais ser aquela e por isso decidi mudar. Comprei uma bicicleta e passei a usá-la todos os dias.

Leia mais notícias no R7 DF


Bora de Bike: Secretaria de Esportes e Record Brasília fazem passeio ciclístico gratuito

Já recuperado da lesão e com uma certa experiência sobre duas rodas, em 2010 Leandro percorreu 170 km indo de Brasília a Unaí/MG. A ideia era testar os próprios limites e avaliar como estava o condicionamento físico, mas a situação o fez ficar "apaixonado e viciado no esporte".


Para forçar um pouco mais, o cicloturista, que pedala de 20 a 30 quilômetros todos os fins de semana, viu que poderia ir além. Em outubro de 2010 pedalou 650 quilômetros, mas ainda não estava satisfeito.

Foi neste dia que começou a planejar algo "mais desafiador". Em março de 2011 pedalou mil quilômetros em estrada de terra, sozinho, ao sair de Palmas/TO e percorrer todo o Parque do Jalapão. Em junho daquele ano o amigo Lincoln entrou no desafio e desde então os dois mantém o blog "Na Estrada de Bike", disponível no endereço www.naestradadebike.com, onde relatam todas as histórias das aventuras e viagens com textos, fotos e vídeos.


Preparo

Para se preparar bem para o novo desafio, intitulado "De volta para a minha terra de bike", Leandro pedala longas distâncias sempre que pode. Há duas semanas, por exemplo, foi a Pirenópolis e voltou, sozinho. 

— Foi um tiro que eu dei e vi que consegui superar facilmente. No dia 1º de fevereiro entro de férias e pretendo pedalar 130 quilômetros todos os dias. Terei o mês inteiro para cumprir meu desafio, ao lado do meu filho, que quis participar da minha mais nova empreitada. 

Azevedo disse que comprou passagens de avião para o dia 03 de março. Ele garantiu que voltará com o filho e o amigo de João Pessoa para a capital federal com a missão cumprida.

— Meu filho também já foi de bicicleta a Unaí/MG, mas está começando agora. Ele quis entrar nessa comigo por conta própria e vai ser uma viagem bem legal. A favor ele tem a idade, porque é muito jovem, e contra tem a pouca experiência, mas vamos tirar de letra.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.