Seis dias após o desabamento parcial de um prédio em Taguatinga (DF), a Defesa Civil entrou no edifício para vistoriá-lo. A equipe também inspecionou as edificações geminadas, onde os agentes retiraram materiais que ainda têm risco de queda para que os moradores possam remover pertences.
A equipe dividiu o acesso ao prédio parcialmente desabado em duas partes — a primeira com uma duração de 7 minutos e, a segunda, de 10 minutos. Os resultados dos estudos topográficos, feitos pela Novacap (Companhia Urbanizadora da Nova Capital), constataram que o prédio estava estável. Com isso, a equipe da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros decidiram que a condição era favorável para a verificação.
Os engenheiros tiveram acesso à cobertura e ao último pavimento com uma escada mecânica. A equipe analisou e inspecionou o prédio e as estruturas.
De acordo com a Defesa Civil, a equipe verificou que o último pavimento está com grande acúmulo de água. O edifício também está com os elementos estruturais comprometidos, além da perda de vigas e pilares.
*Estagiária sob supervisão de Fausto Carneiro