Delegado Sandro Avelar é nomeado o '02' da Polícia Federal
Avelar foi secretário de Segurança do DF e estava como adido em Londres; nomeação de diretor-executivo foi publicada no DOU
Brasília|Elijonas Maia, da RecordTV
O delegado de Polícia Federal Sandro Torres Avelar, ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, foi nomeado nesta quarta-feira (1º) o novo diretor-executivo da PF, em Brasília. Ele estava como adido em Londres, na Inglaterra, e volta ao país para substituir Cairo Duarte, que deve ser nomeado adido no Canadá.
Avelar é bacharel em direito pela Universidade de Brasília (UnB). Delegado de Polícia Federal desde 1999, já exerceu o cargo de diretor do Sistema Penitenciário Federal no Ministério da Justiça e liderou o combate ao crime organizado na Superintendência da Polícia Federal no Distrito Federal.
O delegado também foi coordenador-geral de Recrutamento e Seleção da Academia Nacional de Polícia (ANP) e integrou a Comissão da Reforma do Código de Processo Penal no Senado Federal. Em abril de 2006, foi eleito presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) por dois mandatos e encerrou sua gestão em abril de 2010.
No governo de Agnelo Queiroz no Distrito Federal, Avelar foi secretário de Segurança Pública. Ele também já ocupou esse mesmo cargo de diretor-executivo na gestão do então diretor-geral Fernando Segóvia, no governo de Michel Temer.