Deputado denuncia Lula por suposta propaganda eleitoral antecipada
Deputado Carlos Sampaio (PSDB) acionou Justiça Eleitoral depois que Lula pediu que eleitores sejam 'agressivos ao votar no 13'
Brasília|Hellen Leite, do R7, em Brasília
O ex-presidente Lula foi denunciado ao MPE (Ministério Público Eleitoral) por suposta propaganda política antecipada. A denúncia foi protocolada nesta segunda-feira (9) pelo deputado federal Carlos Sampaio (PSDB-SP). O parlamentar alega que Lula descumpriu a legislação ao pedir que os eleitores sejam “agressivos em votar no 13” no primeiro turno das eleições de outubro.
A fala de Lula aconteceu em um discurso em Sumaré, em São Paulo, na última quinta-feira (5). “Acostumado a cometer crimes, Lula voltou a infringir a lei ao pedir voto em Sumaré. Se a lei eleitoral proíbe que se peça votos antes do início da campanha, não vou admitir que Lula siga descumprindo as regras e se coloque acima da lei”, afirmou o deputado tucano nas redes sociais. Na representação, ele pede a abertura de inquérito civil e solicita que o petista seja multado.
Leia também: Lula mostra quem ele é sempre que abre a boca, para desespero do PT
Pelo mesmo motivo, na semana passada, o deputado estadual Danilo Balas (PL-SP) entrou com uma representação contra Lula no MP Eleitoral. "Pedido explícito de voto, especialmente com menção ao número do partido, é conduta vedada na Lei das Eleições, sujeitando o infrator a multa de até R$ 25 mil", comentou.
O R7 procurou a assessoria de imprensa do petista, que preferiu não se manifestar.