Deputado e vice-presidente do PT dá tapa no rosto de parlamentar do Republicanos no Congresso; assista
Vídeo mostra quando Washington Quaquá agride Messias Donato; a briga ocorreu na sessão de promulgação da reforma tributária
Brasília|Hellen Leite e Bruna Lima, do R7, em Brasília
O deputado Washington Quaquá (PT-RJ) deu um tapa no deputado Messias Donato (Republicanos-ES) durante a sessão de promulgação da reforma tributária, no plenário da Câmara dos Deputados(veja o vídeo abaixo), nesta quarta-feira (20). A cerimônia, que teve a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de ministros do governo, foi marcada por embates entre parlamentares governistas e da oposição.
O vídeo que mostra a confusão foi postado pelo deputado agredido. As imagens mostram quando parlamentares da oposição proferem palavras de ordem contra Lula enquanto são filmados por Quaquá, que é vice-presidente do PT.
• Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo Telegram
• Assine a newsletter R7 em Ponto
Em seguida, Donato segura o braço do parlamentar, na tentativa de impedir a filmagem. É nesse momento que Quaquá desfere um tapa no rosto do deputado do Republicanos. Messias Donato não reage, e o petista é contido por outros parlamentares.
A assessoria de imprensa de Quaquá afirmou que "em relação ao incidente ocorrido, esclareço que minha reação foi desencadeada por uma agressão anterior".
"O deputado proferia ofensas contra o presidente da República quando liguei a câmera do celular com a intenção de produzir prova para um processo. Fui então empurrado, e tive o braço segurado para evitar a filmagem. Nunca utilizo a violência como método, mas não tolero agressões verbais ou físicas da ultra direita, e sempre reagirei para me defender. Bateu, levou", afirmou.
Nas redes sociais, Donato afirmou que a agressão "não vai ficar impune" e chamou o gesto de "o tapa do amor, porque o amor venceu o ódio", ironizou.
Acabo de ser vítima do ódio da esquerda. Fui agredido fisicamente pelo deputado petista Washington Quaquá dentro do plenário da Câmara. Vou ingressar com uma representação por essa conduta inaceitável dentro do Parlamento%2C essa ação violenta e incompatível com o decoro não pode passar impune!
Quaquá, que direcionou ofensas homofóbicas a Nikolas Ferreira no momento da discussão, afirmou que vai apresentar uma representação no Conselho de Ética da Câmara por quebra de decoro parlamentar.
Antes de discursar, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), pediu decoro por parte dos parlamentares e fez um apelo para que discussões fossem deixadas para as sessões próprias para esse fim.
"É a primeira ampla mudança do sistema tributário nacional feita no regime democrático. Aqui todas as correntes políticas, linhas de pensamento puderam expor suas ideias, propostas e objetivos", disse Lira.