Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Deputado petista apresenta projeto para proibir uso político da bandeira do Brasil

Márcio Macêdo (PT-SE) argumenta que mudança na lei pouparia os símbolos nacionais de desgaste com disputas eleitorais

Brasília|Luiz Calcagno, do R7, em Brasília

Bandeira do Brasil na Praça dos Três Poderes, em Brasília
Bandeira do Brasil na Praça dos Três Poderes, em Brasília Bandeira do Brasil na Praça dos Três Poderes, em Brasília

O deputado Márcio Macêdo (PT-SE) apresentou na Câmara um projeto de lei que propõe a proibição do uso político da bandeira do Brasil. Segundo a justificativa do projeto, a proposição pouparia "a Bandeira Nacional — e os demais símbolos nacionais — da banalização, do desgaste desnecessário, do uso pelas frações políticas, o qual pode mesmo fazer do símbolo de união signo de divisão".

O projeto do deputado conta com dois artigos e altera a redação do artigo 2º da chamada Lei dos Símbolos Nacionais do Brasil, a Lei Número 5.700, de 1º de setembro de 1971. Com a alteração, o próximo governo também ficaria proibido de usar os símbolos nacionais em propagandas com fins políticos.

Leia também

O artigo 2º Lei dos Símbolos Nacionais do Brasil explica que os símbolos nacionais devem seguir "as especificações e regras básicas estabelecidas na presente lei".

Mas, com a alteração, ganharia um parágrafo único para tratar da proibição: "É vedado o uso dos símbolos nacionais em propaganda com fins políticos, eleitorais e partidários, por organizações partidárias ou não".

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.