Desemprego cai no DF, e 64 mil ingressam no mercado de trabalho
De acordo com pesquisa da Codeplan, queda de 1,1% na taxa de desemprego foi impulsionada pelo aumento do nível ocupacional
Brasília|Priscila Mendes, do R7, em Brasília
O número de desempregados caiu de 291 mil para 283 mil em um ano no Distrito Federal. É o que apontam os dados da Codeplan (Companhia de Planejamento do Distrito Federal) e do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos). Segundo a pesquisa, a queda de 1,1% na taxa foi impulsionada pelo aumento do nível ocupacional. No total, 73 mil postos de trabalho foram criados nesse período.
Leia também
Esses empregos gerados foram superiores à quantidade de pessoas consideradas economicamente ativas — 64 mil ingressaram no mercado de trabalho. Isso elevou a estimativa de pessoas ocupadas, que passou de 1.314 mil para 1.387 mil nos últimos 12 meses.
Segundo a pesquisa, o aumento na ocupação foi puxado principalmente pelo crescimento dos setores de serviços, comércio e reparação, construção e indústria de transformação e pela forma de contratação. Houve crescimento do salário no setor privado com e sem carteira assinada.
A PED-DF (Pesquisa de Emprego e Desemprego) da área metropolitana de Brasília levou em consideração análises das 33 regiões do Distrito Federal e algumas cidades do Entorno.
Taxa de participação
A taxa de participação também teve um acréscimo, passando de 64% para 65,4%. Esse índice considera trabalhadores com idade a partir de 14 anos incorporados ao mercado de trabalho.
Em janeiro deste ano, o mercado de trabalho do DF agregou 1.670 mil pessoas como ocupadas ou desempregadas, volume superior ao observado no mês anterior.