Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Desemprego cai no DF, e 64 mil ingressam no mercado de trabalho

De acordo com pesquisa da Codeplan, queda de 1,1% na taxa de desemprego foi impulsionada pelo aumento do nível ocupacional

Brasília|Priscila Mendes, do R7, em Brasília

No DF, 64 mil pessoas ingressaram no mercado de trabalho em um ano
No DF, 64 mil pessoas ingressaram no mercado de trabalho em um ano

O número de desempregados caiu de 291 mil para 283 mil em um ano no Distrito Federal. É o que apontam os dados da Codeplan (Companhia de Planejamento do Distrito Federal) e do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos). Segundo a pesquisa, a queda de 1,1% na taxa foi impulsionada pelo aumento do nível ocupacional. No total, 73 mil postos de trabalho foram criados nesse período. 

Leia também

Esses empregos gerados foram superiores à quantidade de pessoas consideradas economicamente ativas — 64 mil ingressaram no mercado de trabalho. Isso elevou a estimativa de pessoas ocupadas, que passou de 1.314 mil para 1.387 mil nos últimos 12 meses. 

Segundo a pesquisa, o aumento na ocupação foi puxado principalmente pelo crescimento dos setores de serviços, comércio e reparação, construção e indústria de transformação e pela forma de contratação. Houve crescimento do salário no setor privado com e sem carteira assinada.

A PED-DF (Pesquisa de Emprego e Desemprego) da área metropolitana de Brasília levou em consideração análises das 33 regiões do Distrito Federal e algumas cidades do Entorno.


Taxa de participação

A taxa de participação também teve um acréscimo, passando de 64% para 65,4%. Esse índice considera trabalhadores com idade a partir de 14 anos incorporados ao mercado de trabalho. 

Em janeiro deste ano, o mercado de trabalho do DF agregou 1.670 mil pessoas como ocupadas ou desempregadas, volume superior ao observado no mês anterior.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.