Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Desfile de Lula no Carnaval pode ser alvo do TSE novamente

Corte já havia deixado claro que estaria atenta a consequências de ações do presidente

Brasília|Gabriela Coelho, do R7, em BrasíliaOpens in new window

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Canguru é atropelado durante a corrida 12 Horas de Bathurst na Austrália, a 250 km/h.
  • Piloto Christopher Mies, que atingiu o animal, ficou abalado e pediu mais vigilância por parte dos organizadores.
  • No incidente, o para-brisa do carro foi destruído e Mies revelou ter vomitado devido ao impacto.
  • A corrida enfrentou outro acidente grave que causou incêndio em um carro, mas felizmente não houve feridos graves.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Sapucaí, após desfile da escola de samba que o homenageou Acadêmicos de Niterói/Eduardo Hollanda @eduardohollanda - 16.02.2026

Na homenagem que recebeu da Acadêmicos de Niterói na noite deste domingo (15/2), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) saiu do camarote da prefeitura do Rio de Janeiro e desceu para acompanhar de perto o desfile. A ação já gerou críticas e promessas de processos no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

O partido Novo anunciou nesta segunda-feira (16) que pedirá a inelegibilidade do presidente. Segundo o presidente da sigla, Eduardo Ribeiro, “houve propaganda eleitoral antecipada financiada com dinheiro público” no desfile em homenagem ao atual chefe do Executivo.


Leia Mais

Para o partido, o desfile da Acadêmicos de Niterói caracterizou abuso de poder político e econômico ao utilizar recursos públicos para promover a imagem de Lula em contexto pré-eleitoral.

Possível Reanálise

Na última quina-feira (12), o TSE decidiu rejeitar as ações protocoladas na Corte contra a escola de samba fluminense. Entretanto, a corte sinalizou que o presidente ainda poderia ser punido dependendo do que acontecesse no local.


Os ministros deixaram claro que a decisão não seria definitiva e que a Corte eleitoral estaria atenta a consequências do desfile.

Na ocasião, a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, afirmou que a situação pode levar a um ambiente propício para ilícitos, com um risco “muito plausível”.


Deboche

O senador Flávio Bolsonaro (PL) também usou as redes sociais para criticar o desfile.

Na publicação, o parlamentar diz que vai protocolar uma ação no TSE contra os “crimes do PT na Sapucaí”.


Além do senador, outros parlamentares da oposição criticaram a homenagem feita pela escola de samba. O ex-vereador Carlos Bolsonaro repostou uma publicação que afirma que o desfile foi um “deboche” aos brasileiros. “Esse desfile eleitoral foi um tapa na cara de todo brasileiro de bem!”, diz.

Search Box

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.