Inmet prevê chuvas intensas na maior parte do país; três estados estão sob alerta máximo
Na maior parte dos estados, alerta emitido pelo Inmet é de grau amarelo — o menor nível em uma escala de três
Brasília|Giovana Cardoso, do R7, em Brasília
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O Distrito Federal e 22 estados estão sob alerta para chuvas intensas, nesta quarta-feira (21), segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Desse total, três unidades da Federação receberam aviso de grau vermelho, o mais alto da escala e que indica “grande perigo”.
Nessas áreas, há chances de alagamentos, transbordamentos de rios e grandes deslizamentos de encostas, devido ao volume acumulado de chuvas.
Elas incluem: Zona da Mata, Vale do Rio Doce, Vale do Mucuri e região metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais; centro, noroeste e sul do Espírito Santo, bem como litoral norte e sul do estado; além do norte e do noroeste fluminenses.
Os alertas vermelhos do Inmet preveem fenômenos meteorológicos de intensidade atípica, com probabilidade de graves danos à população e chances de acidentes.
Esse aviso também é um sinal para riscos à integridade física ou à vida; por isso, o Inmet pede que todos se mantenham informados sobre as condições meteorológicas do local onde moram, atentem-se às instruções do instituto, sigam os conselhos das autoridades e se preparem para medidas de emergência.
LEIA MAIS
Além disso, 13 estados estão sob alerta laranja, de “perigo” para chuvas intensas. São eles: Minas Gerais, Bahia, Goiás, Amazonas, Pará, Tocantins, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Rondônia, Maranhão, Piauí, Espírito Santo e Acre.
E, para grande parte do país, o Inmet emitiu alerta amarelo, de “perigo potencial” — o menor grau da escala de três.
As áreas afetadas são todos os estados do Norte, do Sudeste, do Sul e do Centro-Oeste, além da maioria do Nordeste — com exceção dos estados de Sergipe, da Paraíba, de Alagoas e do Rio Grande do Norte.
A validade dos alertas varia de acordo com o nível: vermelho termina nesta quarta (21); o laranja, na quinta-feira (22); e o amarelo, no sábado (24).
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp















