DF em alerta: umidade pode cair a 12% neste sábado
Instituto Nacional de Meteorologia prevê um fim de semana de calor e baixa umidade, podendo chegar a 10% no domingo
Brasília|Jéssica Moura, do R7, em Brasília
Basta olhar para o horizonte e visualizar a névoa seca que encobre o céu de Brasília para constatar que os níveis de umidade estão baixíssimos na capital federal. Neste sábado (11), as taxas oscilam de 60% a 12%.
Nas últimas 24h, três das cinco estações meteorológicas do Distrito Federal apareceram no ranking dos 20 menores índices de umidade do país. A situação mais crítica foi na Ponte Alta do Gama, que registrou o segundo menor nível: 10%, recorde para o ano de 2021.
Por isso, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) incluiu o Distrito Federal na área de perigo da baixa umidade. O alerta indica risco de incêndios florestais e à saúde, com ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz. Tudo isso o brasiliense já sente na pele.
O calor também castiga os moradores do DF. Enquanto na madruga a temperatura mínima foi de 14°C, a máxima pode atingir os 35°C durante a tarde. A meteorologista Mayane Araújo explica que, com a proximidade do fim do inverno, uma massa de ar seco predomina no Centro-Oeste e impede o aumento da nebulosidade.
"É um padrão bem típico dessa época do ano, as massas mais frias já não sobem mais, e predomina o tempo seco". Ela lembra que as queimadas dos últimos dias contribuem para a piora na qualidade do ar. "A atmosfera está muito poluída, com partículas de poeira e fuligem das queimadas. Isso começa a ficar em suspensão, não consegue se dispersar". Apenas neste mês, o Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF) já atuou em 447 ocorrências de incêndios.
Para o domingo (12), a previsão não muda muito, ressalta Mayane. "Promete ser bem quente e seco". Os termômetros sobem até os 32°C e a umidade do ar vai de 40% a 10%. E até a metade de setembro, não há sinal de chuva.