DF mantém atendimento para casos de dengue durante o Carnaval
O GDF alerta os foliões de consciência para que o sistema de saúde pública mantenha a prioridade de atendimentos de dengue
Brasília|Do R7
Durante o período do Carnaval, os moradores do Distrito Federal terão garantido o acesso a uma ampla rede de serviços de saúde, especialmente para casos de urgência e emergência relacionados à dengue. Os hospitais e unidades de pronto atendimento (UPAs) funcionarão regularmente, prontos para atender às diversas necessidades da população.
O GDF (Governo do Distrito Federal) pediu para os foliões terem consciência durante as festas deste ano, para que o sistema de saúde pública mantenha a prioridade de atendimentos aos pacientes com dengue. O governo alerta para a importância da hidratação, alimentação e também observar os caminhos durante os blocos de rua, evitando quedas. As comemorações do Carnaval de 2024 do DF começaram neste sábado (10) e acontece até a terça-feira (13).
No decorrer do feriado, diversos serviços de saúde funcionarão normalmente, sendo eles:
- Samu: Atendimento 24 horas pelo telefone 192.
- Emergências: Hospitais regionais, UPAs e a Casa de Parto de São Sebastião funcionarão de forma ininterrupta, em plantão 24 horas.
- Emergência odontológica: O Hospital Regional da Asa Norte (Hran) manterá atendimento normal, 24 horas por dia.
- UBSs: Algumas unidades estarão abertas no sábado e domingo, e todas voltam a funcionar na quarta-feira, com horários estendidos em algumas unidades.
- Tendas de hidratação: Abertas diariamente, das 7h às 19h, em nove regiões administrativas.
- HCamp: Atendimento 24 horas exclusivo para pacientes com sintomas de dengue.
- Vacinação: Locais de vacinação contra a dengue e outros imunizantes estarão disponíveis durante o feriado.
- Caps: Alguns funcionarão de forma ininterrupta, enquanto outros fecharão durante o Carnaval e retornarão na quarta-feira.
- Farmácias de Alto Custo: Funcionamento normal no sábado, com fechamento nos dias seguintes e reabertura na quarta-feira.
- Ambulatórios e policlínicas: Fechados durante o Carnaval, retornando ao funcionamento regular na quarta-feira.
Grande adesão da vacinação
Paralelamente, o início da campanha de vacinação contra a dengue registrou uma adesão significativa dos moradores, com a aplicação de 3.633 doses em todos os 15 pontos de imunização disponíveis, distribuídos pelas diferentes regiões de saúde da capital. A vacinação para crianças de 10 e 11 anos também continuará durante todo o feriado.
A coordenadora de Atenção Primária à Saúde, Sandra Araújo, expressou satisfação com os resultados, destacando o esforço da população e dos servidores para atender à demanda e proteger mais de 3,6 mil crianças contra a doença.
É importante ressaltar que crianças com dengue ou sintomas sugestivos da doença devem aguardar seis meses para receber a primeira dose da vacina. Além disso, pessoas com alergia a outros imunizantes, imunossuprimidos e gestantes ou em período de amamentação não estão indicadas para receber a dose.
Um aspecto também importante é que vacinas vivas atenuadas (exemplos: caxumba, febre amarela, poliomielite oral - VOP, rubéola, sarampo, varicela) não podem ser aplicadas simultaneamente com a vacina contra a dengue, necessitando de um intervalo de 30 dias entre cada aplicação.