41% das famílias são chefiadas por mulheres no Distrito Federal
Levantamento mostra sobrecarga feminina e reforça necessidade de políticas públicas de apoio às mães provedoras
DF no Ar|Do R7
No Distrito Federal, 41% das famílias têm mulheres como principais responsáveis pelo lar. A professora Dagma Corrêa é um exemplo dessa realidade. Viúva, ela enfrentou grande parte da maternidade sozinha e ressalta a importância do apoio familiar nesse processo. Após a perda do marido, contou com a ajuda da mãe e, posteriormente, das irmãs e dos filhos. “As mulheres estão muito desgastadas com essa jornada tripla. Às vezes, a gente acaba esquecendo de si mesma”, relata.
Dados de um estudo do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) e do Inpe (Instituto de Pesquisa e Estatística) apontam que mais de 50% das mulheres de baixa renda são as principais provedoras de suas famílias.
Especialistas destacam que essa realidade reforça a necessidade de políticas públicas voltadas à saúde, educação infantil e transporte, como forma de reduzir a sobrecarga enfrentada por essas mulheres. O cenário evidencia não apenas o avanço do protagonismo feminino, mas também a urgência de apoio governamental para garantir qualidade de vida e bem-estar.
O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!
Últimas

Novas linhas de ônibus vão reforçar o transporte público em Taguatinga e em Arniqueira
A partir de terça-feira, as cidades receberão três novas rotas e reforço em quatro linhas existentes

Defensoria Pública do DF celebra Dia Internacional da Mulher com ampla programação
Ação oferece assistência jurídica, exames médicos e atividades culturais gratuitas

Jogador do Real Brasília, Juan Azevedo morre aos 25 anos após acidente
Acidente aconteceu 23 de janeiro e jogador ficou internado no Hospital de Base; clube confirmou a morte nas redes sociais

Cratera se abre em Águas Claras (DF) após rompimento de esgoto
O Detran está auxiliando no controle do trânsito na Avenida das Carnaúbas, garantindo segurança durante as obras

CIEE completa 62 anos e oferece 850 vagas de estágio e aprendizagem no DF
Áreas como administração, contabilidade, educação, direito, tecnologia e comércio estão entre as mais ofertadas

Qualifica DF: prazo é prorrogado e inscrições seguem abertas até sexta para 10 mil vagas
As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo portal da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda

Homem suspeito de atropelar idoso no Gama (DF) é preso pela polícia
Incidente ocorreu em um bar onde ambos discutiram por uma cerveja; Francisco das Chagas era dono do estabelecimento

Presidente do BRB fala sobre medidas de estabilização e efeitos para clientes; confira a íntegra
Nelson de Souza, presidente do Banco de Brasília, durante entrevista para a RECORD Brasília nesta terça-feira (3), comentou sobre as investigações judiciais

Parada de ônibus ao lado da UPA é interditada em Vicente Pires (DF) por risco de queda de muro
A Secretaria de Transporte e Mobilidade informou que a medida foi tomada para garantir a segurança dos usuários

Brasília sedia 1ª reunião de 2026 do Consed com posse de Hélvia Paranaguá
Secretários estaduais e técnicos estão reunidos para discutir temas como o Sistema Nacional de Educação

Obra pluvial gera transtornos em Valparaíso de Goiás e moradores cobram solução
Entulho e buracos no asfalto estão acumulados próximo a residências e de uma escola municipal, gerando riscos

Vacinação contra Mpox é iniciada no Distrito Federal para grupos específicos
A imunização é destinada à população com HIV e imunossupressão severa e acontece no Hospital Universitário de Brasília

Restaurantes em Brasília adaptam cardápio devido ao uso de canetas emagrecedoras
O aumento no uso de medicamentos injetáveis para emagrecimento altera hábitos alimentares e menus

Acidentes na Ponte JK, em Brasília, geram alerta para pedestres e motoristas
O Detran informou que a via é classificada como trânsito rápido, com velocidade reduzida para 60 km/h na ponte

Homem com 8 ocorrências de violência doméstica é preso novamente por tentativa de feminicídio
Reincidência causa indignação e discute-se segurança das vítimas



