Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

41% das famílias são chefiadas por mulheres no Distrito Federal

Levantamento mostra sobrecarga feminina e reforça necessidade de políticas públicas de apoio às mães provedoras

DF no Ar|Do R7

  • Google News

No Distrito Federal, 41% das famílias têm mulheres como principais responsáveis pelo lar. A professora Dagma Corrêa é um exemplo dessa realidade. Viúva, ela enfrentou grande parte da maternidade sozinha e ressalta a importância do apoio familiar nesse processo. Após a perda do marido, contou com a ajuda da mãe e, posteriormente, das irmãs e dos filhos. “As mulheres estão muito desgastadas com essa jornada tripla. Às vezes, a gente acaba esquecendo de si mesma”, relata.

Dados de um estudo do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) e do Inpe (Instituto de Pesquisa e Estatística) apontam que mais de 50% das mulheres de baixa renda são as principais provedoras de suas famílias.

Especialistas destacam que essa realidade reforça a necessidade de políticas públicas voltadas à saúde, educação infantil e transporte, como forma de reduzir a sobrecarga enfrentada por essas mulheres. O cenário evidencia não apenas o avanço do protagonismo feminino, mas também a urgência de apoio governamental para garantir qualidade de vida e bem-estar.

O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.