Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Anvisa apreende medicamentos vendidos sem registro nos últimos dias

Maioria prometiam emagrecimento rápido e todos os lotes tiveram o uso, distribuição e propaganda vetados

DF no Ar|Do R7

  • Google News

A Anvisa determinou a apreensão de pelo menos nove medicamentos vendidos de forma irregular no Brasil. A maioria deles prometiam emagrecimento rápido e todos os lotes tiveram o uso, distribuição, comercialização e propaganda vetados. Uma delas estava sendo vendida na forma de bala de goma com a promessa de eliminar peso, reduzir medidas, queimar gordura, fornecer energia extra e acelerar o metabolismo a partir de uma única ingestão pela manhã.

O site lista pelo menos 20 componentes no produto, incluindo gengibre, pimenta, curry e aloe vera. Os demais remédios da marca têm propostas semelhantes, mas em apresentações diferentes, a maioria em capsula. Outro produto ofertava melhoras gerais para a saúde, uma bebida voltada à mulher e outra ao homem. Para cada um dos gêneros, há uma promessa como curar candidíase, prevenir o HPV e reduzir medidas são benefícios indicados no rótulo da bebida indicada ao gênero feminino.

As duas penalidades foram aplicadas na forma de medida cautelar e têm como motivação a falta de registro dos produtos junto às autoridades brasileiras. Segundo as normas sanitárias, vender medicamentos sem registro expõe a população a riscos. A venda de remédios sem o devido alvará ou autorização judicial é crime com pena mínima de 10 anos de reclusão.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.