Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Mês de conscientização destaca avanço da doença de Chagas e risco no DF

Entre janeiro de 2023 e junho de 2025, foram notificados 1.156 casos; no último ano foram registrados 161 óbitos

DF no Ar|Do R7

  • Google News

Abril é o mês de conscientização sobre a doença de Chagas. A Secretaria de Saúde do Distrito Federal alerta para cuidados e risco de contaminação. Entre janeiro de 2023 e junho de 2025, foram notificados 1.156 casos somente no DF. No ano passado, foram registrados 161 óbitos.

A doença é provocada protozoário Trypanosoma Cruzi, transmitido pelo inseto conhecido como barbeiro, principalmente por meio de suas fezes, que podem contaminar alimentos.

Também pode acontecer a contaminação por acidentes em laboratório e pela chamada transmissão vertical, quando a gestante transmite ao bebê.

Além das ações de Vigilância Sanitária para garantir a segurança alimentar no DF, a Secretaria de Saúde reforça a necessidade do consumo de alimentos higienizados.

Também é importante evitar contato com o inseto barbeiro, que costuma se esconder em frestas de paredes, entulhos e em locais como galinheiros e estábulos. A principal porta de entrada para atendimento e tratamento é a rede de Unidades Básicas de Saúde, em todas as regiões administrativas.

O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.